Escolas dão reajuste acima da inflação
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de março de 2008
Da Redação 
Depois de rodadas de negociações e algumas quedas-de-braço, o Sinpro e o Sinepe chegaram a um acordo sobre o índice de reajuste para a Convenção Coletiva de Trabalho 2008-2009. A proposta de 5,50% foi levada à Assembléia Geral Extraordinária - realizada no sábado, dia 22 de março no Sinpro - e aprovada.
Além do reajuste e do ganho real, acima da inflação do período, o Sinpro conseguiu a manutenção de todas as cláusulas da Convenção - que foram conquistas obtidas nas negociações passadas. ''O Sinepe tentou retirar algumas vantagens dos professores, mas isso não era considerado pelo Sinpro como passível de negociação'', explicou Eduardo Nagao, presidente do Sinpro.
É a primeira vez, em anos de negociação, que a proposta é aprovada ainda no mês de março. Inicialmente, a idéia do Sinepe era de não oferecer reajuste, mas uma comissão permanente de negociação do Sinpro, composta pelos professores Eduardo Nagao, Eloir Valença e André Cunha, trabalhou, através de reuniões e negociações para viabilizar um aumento acima da inflação. ''Depois de muita luta, obtivemos um resultado interessante. Segundo as estatísticas do Sinpro, a média do aumento nas mensalidades escolares gira em torno de 6%. Essa foi uma situação que utilizamos para chegar a esse reajuste'', comemorou Eloir Valença, diretor de Comunicação do Sinpro.
Em São Paulo foi oferecido 4,66% para a categoria. Eles ainda estão em negociação.


