Escalada do preço do barril pressiona o dólar
A alta dos preços do petróleo trouxe nervosismo aos mercados brasileiros, especialmente ao mercado de câmbio. O dólar comercial subiu pelo quinto dia seguido e fechou em R$ 1,845 (venda), cotação mais alta desde o dia 25 de maio. No início da tarde, a moeda chegou a ser negociada a R$ 1,849 (venda), mas recuou no final dos negócios. Nesta semana, o dólar acumulou valorização de 1,49%.
Parte da valorização do dólar foi causada pelo impacto negativo que a alta do petróleo pode ter sobre as contas externas do Brasil. Além disso, a alta do petróleo pode provocar aumentos nos preços de produtos fabricados em países como Estados Unidos e Europa, onde estão localizados grandes fornecedores de empresas brasileiras. Assim, essas companhias podem ter de gastar mais dólares para importar esses produtos.
Também por causa do petróleo, os juros futuros subiram ontem. O DI de abril (o mais negociado na BM&F) fechou em 17,47% ao ano, contra 17,15% do ajuste anterior. Com o agravamento da crise do petróleo, é cada vez maior a parcela do mercado que acredita que o Copom (Comitê de Política Monetária) não vai reduzir os juros básicos da economia na reunião marcada para os próximos dias 19 e 20.





