Entrega do Imposto de Renda começa amanhã às 9 horas
PUBLICAÇÃO
sábado, 28 de fevereiro de 2004
Agência Folha 
São Paulo - Começa amanhã, a partir das 9 horas, a entrega das declarações do Imposto de Renda das pessoas físicas deste ano. Durante os próximos 61 dias os contribuintes terão 20 horas por dia para fazer a entrega pela Internet o sistema fica fora do ar, para manutenção, entre 3 e 7 horas. A entrega termina às 20 horas do dia 30 de abril. Nesse período, a Receita Federal espera receber 18 milhões de declarações (17,5 milhões no prazo normal de entrega em 2003).
As regras para o contribuinte fazer a declaração deste ano são praticamente as mesmas do ano passado. A Receita fez pequenas alterações no programa da Internet e no formulário com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte.
A tabela para calcular o imposto é a mesma de 2003, pois os valores não foram corrigidos. Com isso, muitos contribuintes já pagaram mais imposto na fonte em 2003 do que em 2002. Isso acontece principalmente com quem esteve no mesmo emprego nos últimos dois anos e teve aumento salarial.
Estão obrigados a entregar a declaração pela Internet e disquete os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis (salários), isentos e não-tributáveis (FGTS, rendimentos de poupança) ou tributados exclusivamente na fonte (ganho com aplicações financeiras) acima de R$ 100 mil em 2003. A obrigatoriedade vale também para aqueles que, em 2003, tiveram rendimentos tributáveis de ganhos de capital, na atividade rural e ganhos em renda variável.


