Há filas de espera também para a compra de caminhões. Dependendo do modelo escolhido, o tempo médio para a entrega é de 60 dias, segundo a concessionária Baden, autorizada Volkswagen. Neste semestre, a empresa manteve a liderança nas vendas de caminhões e ônibus na região de Londrina. Segundo os números do Registro Nacional de Veículos Automotores, no primeiro semestre de 2008 a Baden registrou um crescimento de 24,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
''As vendas refletem o aquecimento da economia na região, o desempenho do agronegócio'', avalia o diretor Fernando Prochet. Na empresa, os caminhões Truck representam o maior volume de vendas. Segundo ele, a VW detém 28% do mercado local, alcançando a liderança pelo sétimo ano consecutivo. ''Acreditamos que o mercado continuará crescendo nos próximos anos, mas não tanto. O mercado não vai retrair'', comenta.
Já na Londrina Caminhões e Ônibus, autorizado Mercedes-Benz, não há fila de espera, mas o gestor Comercial João Alexandre Silveira, afirma que toda a produção da fábrica até dezembro está comprometida. ''As vendas, hoje, dependem do fabricante. O gargalo é a produção industrial'', observa. Segundo ele, a Mercedes detém 28% do mercado regional. A Londrina Caminhões e Ônibus pertence ao grupo mineiro VDL, que foi nomeado pela Mercedes-Benz a assumir a representação na região. (F.M.)

mockup