A Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e o Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina) protocolaram, na manhã desta quarta-feira (22), um ofício na Prefeitura de Londrina solicitando alterações no horário do comércio para datas específicas deste mês de agosto.

Imagem ilustrativa da imagem Entidades pedem alteração no horário do comércio em agosto
| Foto: Gustavo Carneiro/12-6-2020

As entidades propõem abertura do comércio no dia 1º de agosto (sábado), das 9h às 18h. Segundo a Acil, o pedido tem o objetivo de reduzir aglomerações de pessoas durante a pandemia da Covid-19. "Este horário daria à população de Londrina mais um dia como opção para compras, reduzindo o fluxo de pessoas nas lojas durante a semana. A solicitação seria providencial porque no dia 1º ocorre o pagamento do servidor público. Com a opção do sábado, o consumidor poderia ir às lojas em horários menos movimentados", traz a nota da Acil.

O ofício solicita ainda que o comércio funcione em horário especial nos dias 6 e 7 de agosto das 9h às 18h, além de abrir no sábado (8), também das 9h às 18h. A Acil sustenta que as datas batem com o quinto dia útil do mês, quando muita gente vai aos bancos, aumentando a circulação de pessoas. "Com os horários adicionais, seria proporcionado mais tempo para o saque e ajudaria a evitar aglomerações. Domingo (9) é Dia dos Pais, uma data que costuma provocar grande movimento nas lojas", expõe a entidade.

O presidente da entidade, Fernando Moraes, diz acreditar que uma definição sobre o assunto deverá vir apenas do dia 27, quando termina a vigência do decreto 834/2020, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati no último dia 19 com regras para o funcionamento do comércio. "Entendemos que dia 27 termina esse decreto e o prefeito faça outro com os horários diferenciados. Estamos bem esperançosos porque tanto em maio quanto junho que tiveram datas comemorativas, o Coesp, secretário da Saúde, prefeito entenderam que não é flexibilização para comerciante vender mais, mas para evitar aglomeração nesses momentos que têm o quinto dia útil e sabemos que comércio e bancos têm movimento."