O superintendente da Alcopar, José Adriano da Silva Dias, comenta que a queda de 12,07% nos preços do etanol é reflexo do atraso na colheita da safra em pelo menos 30 dias. Até o dia 1º de julho, 32,51% havia sido colhida no Estado. ''Como os preços estão elevados, a tendência é que caiam agora e depois voltem a subir, até atingir um ponto de equilíbrio'', explica ele.
A produção de álcool anidro está 69,61% maior do que no ano passado, já que o produto é fundamental na produção da gasolina. ''O mercado da gasolina está aquecido. Prova disso é que a produção do etanol hidratado caiu 18% frente a 2010. Já o mercado do açúcar está estabilizado, com um pequeno crescimento de 2%'', calcula Dias.
Já Valmor Rovariz, superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), diz que a deflação de 0,16% no Paraná em relação ao grupo de alimentação e bebidas é repassada para o consumidor prontamente. ''Como a margem de lucro dos supermercados é baixa, de aproximadamente 1,95%, quando os produtos sobem o reajuste é repassado rapidamente, e quando baixam, devido o mercado competitivo, também'', explica Rovariz.

mockup