A Comissão de Infraestrutura da região de Londrina pretende entregar um documento ao governador eleito Ratinho Júnior (PSD) com a listagem das cinco obras prioritárias para o desenvolvimento da região e informações sobre o acompanhamento realizado pela comissão.
Ainda não foi definida a data para a reunião com o governador eleito, mas de acordo com o presidente da Acil (Associação Comercial e Empresarial de Londrina), Cláudio Tedeschi, deve ser nas próximas semanas. "Tenho conversado com o governador [Ratinho Júnior] por telefone e ele está disposto a marcar essa reunião. A ideia é detalhar para ele um por um dos projetos. Ele disse que vê com bons olhos pautarmos o governo", afirmou Tedeschi.

O presidente da Acil enfatizou que as obras são reivindicações antigas na área de logística e transversais para toda a economia. "Vamos continuar fazendo pressão, pois deu resultado. Havia coisas paradas há 20 anos", enfatizou. Foram elencados como prioridades o Contorno Norte; viaduto da Bratislava em Cambé; viaduto na avenida Angelina Ricci Vezozzo; duplicação da PR-445 nos trechos do Distrito de Irerê, em Londrina, e Mauá da Serra; e a ampliação do Aeroporto Governador José Richa. A comissão faz o acompanhamento do andamento das demandas.

A comissão de infraestrutura é formada por representantes da Assembleia Legislativa, da Acil, da SRP (Sociedade Rural do Paraná), do Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), Sindimetal, Sinduscon Norte, AML (Associação Médica de Londrina) e pelo Grupo FOLHA.

O deputado estadual Tiago Amaral (PSB) afirmou que a expectativa é que o governo eleito inclua as prioridades nos investimentos na área de infraestrutura. A preocupação da comissão é com duplicação da PR-445. Ainda não existe projeto para a obra. "O Ratinho (Júnior) já falou que vai observar primeiro os que já tem projeto pronto. A nossa preocupação é ficarmos no fim da fila", ressaltou o parlamentar.
O deputado espera que a governadora Cida Borghetti (PP) libere a licitação do projeto antes do fim do mandato. "Com a licitação feita já daria uma segurança maior", afirmou.

O DER-PR (Departamento de Estradas e Rodagens do Paraná) informou por e-mail que "está no planejamento do órgão para 2019 contratar o projeto de duplicação para o trecho entre o Distrito de Irerê até Mauá da Serra. Após essa etapa, o DER-PR irá verificar a adequada divisão em lotes para possibilitar a licitação da obra."

O órgão também informou que a licitação para construção dos dois viadutos na BR-369 estão em elaboração. A liberação para realização do processo licitatório foi anunciado pela governadora, em julho, na Acil. A demora na licitação foi questionada na reunião da comissão, realizada na última segunda-feira (12). "Cobramos de forma firme. Passaram quatro meses daquele anúncio e não ainda não foi oficialmente licitado. Nos informaram que o atraso foi por mudança da fonte recursal, que agora será por financiamento do Banco do Brasil", informou Amaral.

Imagem ilustrativa da imagem Entidades de Londrina pedem que novo governo priorize obras de logística
| Foto: Mariana Franco Ramos



AEROPORTO
Durante reunião da comissão o superintendente da Infraero, Ademir Gauto, informou que até o final de novembro estará pronto o projeto de ampliação e modernização do Aeroporto de Londrina, com detalhamento da engenharia, valores, prazos e o plano de execução de cada etapa.

"Dessa forma, o projeto poderá ser licitado e executado por etapas. Se não houver verba para tudo, as obras podem começar pela ampliação da pista. Outro ponto importante é que o projeto de ampliação está sendo acompanhado por uma equipe da Infraero. Quando ele estiver concluído, também já estará aprovado pela Infraero, evitando que a empresa tenha que refazer e atrase o andamento do processo", explicou Amaral.