Curitiba - Antecipada pela repercussão em torno das mudanças no Iapar, a reunião entre o governador Ratinho Junior (PSD) e lideranças de Londrina também tratou das principais demandas da cidade em infraestrutura.
Segundo o governo, foi acertado que será cumprida uma agenda de trabalho para discutir as necessidades da região.
O governador indicou que, com o avanço do projeto executivo para o aumento da pista e a ampliação da capacidade do aeroporto, as conversas iniciais sobre a concessão do terminal com o ministro da Economia, Paulo Guedes, poderão avançar.
"Agora nós estamos montando uma pauta. Já pedi uma audiência. Estamos esperando esta data para poder levar todas essas reivindicações", contou, em entrevista coletiva no Palácio Iguaçu. "O aeroporto de Londrina estaria contemplado para vir num pacote de concessão, e a gente espera que o governo federal nos delegue esse poder para discutir essa concessão", disse.
O projeto executivo para o Contorno Norte também será apresentado ao governo federal, segundo o governador. Foram mencionadas, ainda, as obras de duplicação da PR-445 até Mauá da Serra.
Um dos participantes da reunião, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) disse que Ratinho Junior sinalizou compromisso com a Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da região de Londrina, que inclui o Grupo Folha de Comunicação, Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Ceal (Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina), SRP (Sociedade Rural do Paraná), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil) e empresários locais.
"Ele sinalizou que o governo vai participar sempre que for convocado e que tem compromisso com as pautas prioritárias de desenvolvimento de Londrina", disse Amaral.
O superintendente do Grupo Folha, José Nicolás Mejía, também avaliou que o governador "encampou" a continuidade do trabalho da comissão, sinalizando que procurará acelerar todos os processos necessários para a execução dos principais projetos - incluindo a busca por financiamento.
"Acho que foi um pré-compromisso que tivemos dele", disse Mejía. (R.C.)