Encontro debate ovinocultura de corte
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de julho de 2003
Sid Sauer<br> Equipe da Folha 
Campo Mourão ''Sistema de Produção de Ovinos em Pastagem - Integração Agricultura X Pecuária''. Este é o tema central do 1º Encontro Regional de Ovinocultura de Corte, que Campo Mourão realiza hoje como parte da programação da 13 Festa Nacional do Carneiro no Buraco. O evento começa às 13h30, na Associação dos Agrônomos.
Três palestras serão realizadas durante o encontro. O objetivo é incentivar a ovinocultura na região. Apesar de sediar a Festa do Carneiro no Buraco, Campo Mourão não tem tradição na criação de carneiros e precisa comprar a carne em outras regiões e até mesmo outros estados.
Paulo César de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, falará sobre ''Produção de Ovinos em Pastagens - Novas Evidências de um Potencial Ainda Ignorado''. Na sequência, Sérgio José Alves, do Iapar, discorre sobre ''Integração Lavoura, Pecuária de Corte X Ovinos''. Por fim, Franciso de Assis Fonseca de Macedo, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aborda os ''Princípios Básicos para Produção de Carne de Ovinos''.
A programação pecuária da Festa Nacional do Carneiro no Buraco também inclui, hoje, um leilão de ovinos (matrizes e reprodutores). Será a partir das 19h30, no recinto de leilões de Parque de Exposição. Amanhã, às 15 horas, o remate será de gado geral.
A festa do prato típico de Campo Mourão está abrigando ainda a 4 Feira Regional da Agroindústria Familiar. São cerca de 50 produtores de 13 municípios que estão expondo e comercializando produtos como queijos, licores, aguardente e vinho orgânicos, defumados, tomate seco, verduras processadas, popa de frutas, móveis em bambu, carvão vegetal, mel, açúcar mascavo, rapadura, bolachas, pães, melado, embutidos, temperos, compotas e conservas.


