O trabalho pela conquista de políticas públicas e pela aplicação de medidas governamentais que beneficiam o agronegócio ganha impulso com o fortalecimento da categoria. Com o intuito de formar novos líderes e fomentar as atividades sindicais do setor, o Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) promoveu, nesta quarta-feira (11), a quinta edição do Encontro Regional de Líderes Rurais.

Durante toda a manhã, produtores rurais estiveram reunidos no Buffet Planalto para participar de várias atividades. Além de fazer o networking, compartilharam experiências, participaram de dinâmicas e de discutiram o papel da representatividade da categoria.

“Desde a primeira edição do evento, vemos o interesse dos produtores, os sindicatos estão cada vez mais unificados e atuantes, mostrando a força dos sindicatos para a população dos municípios”, disse o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.

Quanto maior o envolvimento dos agricultores nesse movimento, defendeu o presidente, maior será a tecnificação, a preparação e a qualificação dos produtores. “O Paraná é muito sustentável e queremos reforçar o Paraná como referência no agro e nas exportações para todo o Brasil.”

'Falta uma união maior'

Chefe do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná, Alfredo Alves Miguel Junior lembrou que embora 95% do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná tenha relação com as atividades do agronegócio, ainda falta uma união maior entre a classe. “Dentro da porteira nós somos excelentes. Ninguém produz como o Norte do Paraná. Mas queremos transferir essa excelência até o mercado, a gente quer ocupar o nosso espaço”, afirmou. “A gente quer que o pessoal que veio aqui se mostre como liderança rural na igreja, na sua comunidade, que consiga pegar da comunidade as demandas e trazer para o setor para aumentar essa relação.”

“A Faep vem fazendo esse trabalho para colocar novos líderes no mercado, uma forma de começar a enxergar o campo melhor e fazer esses líderes transformarem o campo também”, destacou o presidente do Sindicato Rural Patronal de Londrina, Edson Dornellas.

Atualmente, o sindicato patronal de Londrina tem 312 associados, mas Dornellas acredita que as mudanças terão maior impacto com o trabalho em conjunto com entidades de todas as regiões do Estado. “Fazer o Paraná todo ter mais lideranças. O sindicato está aberto.”

Para levantar a autoestima

Valdirene Romanin Bortholazzi vem de uma família de agricultores. O trabalho no campo foi iniciado pelo avô dela, pioneiro em Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), onde ficam as terras. Além da lavoura de grãos, a produtora rural cultiva café e cria gado de corte. Bortholazzi era uma das participantes do evento desta quarta-feira e teve ao lado a companhia do filho. “No ano passado, a palestra foi excelente para levantar a autoestima do produtor. Foi como falar 'respira fundo e vamos'. A vida do produtor não é fácil. Neste ano, a expectativa é que seja ainda melhor, com a troca de conhecimento, energia e a interação entre os participantes.”

Imagem ilustrativa da imagem Encontro de lideranças reúne produtores rurais em Londrina
| Foto: William Goldbach/Divulgação

O Encontro Regional de Líderes Rurais é uma das iniciativas do PSS (Programa de Sustentabilidade Sindical), criado pela Faep, e acontece em 11 municípios paranaenses, entre junho e julho. A programação foi iniciada em Maringá, na última terça-feira (10), e até o dia 10 de julho irá percorrer outras nove cidades, em todas as regiões do Estado. Nesta quinta-feira (12), o encontro acontece em Jacarezinho (Norte Pioneiro). No dia 17 de junho, passa por Tapejara e, no dia 18, por Campo Mourão.

Em julho, o evento chega a Marechal Cândido Rondon (1), Pato Branco (2), Guarapuava (3), Prudentópolis (8), Tibagi (9) e a programação será encerrada em Araucária, no dia 10 de julho.

A expectativa é reunir mais de 2,5 mil pessoas, sendo 25% delas ainda sem vínculo com o sistema sindical rural.

mockup