Após receber investimento do grupo Multiplus e conquistar o mercado nacional, a londrinense Chkout.me prepara terreno para o mercado internacional. A empresa que começou como uma startup desenvolveu um aplicativo com o objetivo de ajudar a resolver o problema de conversão de vendas do e-commerce nos dispositivos móveis. "Hoje, o tráfego gerado pelas lojas virtuais através do celular é muito alto. Passa de 70%, em média. Mas a conversão, que é a pessoa finalizar a compra no celular efetivamente, não acontece", explica Daniel Rigotti, sócio-fundador da empresa. "A conversão é muito baixa porque comprar no celular é mais difícil, preencher formulários é um processo chato, e as pessoas muitas vezes não estão perto do cartão."

Jeison Bastiani, Danúbia Milani e Daniel Rigotti no evento da Gartner: oportunidade de geração de negócios e absorção de conteúdo
Jeison Bastiani, Danúbia Milani e Daniel Rigotti no evento da Gartner: oportunidade de geração de negócios e absorção de conteúdo | Foto: Divulgação



A solução encontrada pelo Chkout.me para esse problema é um botão que aparece no carrinho de compra da loja virtual, integrado ao aplicativo. Por meio dele, o usuário finaliza a compra com apenas um clique, porque o aplicativo já tem guardado os dados pessoas do usuário, de cartão de crédito e endereços. "A gente aumenta a conversão porque facilita a vida do usuário", afirma Rigotti. Hoje, a solução está presente em mais de 150 lojas e está integrada a duas importantes plataformas de e-commerce do mercado, a VTEX e a Magento. Com o investimento recebido da Multiplus, o grupo passou a oferecer pontos aos usuários cada transação feita com o aplicativo e assim incentivar o uso do Chkout.me pelos 120 milhões de usuários de sua base.

O Chkout.me é uma das dez empresas selecionadas para participar do Londrina ITX, projeto do Sebrae, em parceria com a Softex (executora de políticas públicas do governo federal para o setor de TI), cujo objetivo é preparar micro e pequenas para atuarem no mercado internacional e ganharem competitividade global através de consultorias especializadas. Dentre as dez participantes, a Chkout.me e a ForLogic, de Cornélio Procópio, foram as escolhidas para participar de um dos maiores eventos do setor de TI (Tecnologia da Informação) do mundo, o Gartner Symposium/ITxpo 2018, em Orlando (EUA) por terem apresentado a melhor performance no projeto.

De domingo (14) até quinta-feira (18), a Chkout.me e a ForLogic dividiram espaço com outras 30 empresas brasileiras em estande da iniciativa Brasil IT+ (que une empresas e entidades para ressaltar as competências do mercado nacional de TI no mundo) no evento em Orlando. "A gente gostaria muito de internacionalizar nossa startup para o mercado americano, e esse evento apresenta esse mercado para startups pequenas, que estão começando agora", comentou Rigotti.

Jeison Arenhart de Bastiani, diretor e co-fundador da ForLogic, afirma que nos EUA, além de poder ouvir sobre tendências de TI no evento da Gartner (empresa mundial de pesquisa e consultoria), ele pôde fazer reuniões com entidades e empresas brasileiras que já estão por lá para definir a estratégia de internacionalização da empresa. "Aqui a gente consegue começar a entender o 'mindset' de uma empresa internacionalizada. E a gente percebe que é um caminho longo, não é do dia para a noite, e, principalmente não é um caminho rápido. Tem toda uma preparação da empresa para isso."

"Estar aqui [no evento da Gartner] é uma grande oportunidade de geração de negócios e absorção de conteúdo", afirma Danúbia Milani, consultora do Sebrae/PR. "Esse é o evento de CIOs (Chief Information Officers) e executivos de TI mais importante do mundo. Traz para a gente uma visão estratégica das tendências emergentes que moldam a TI e os negócios, e a gente tem uma interação com principais CIOs do mundo. Além de ser um evento com muito conteúdo, aqui a Gartner explora as maneiras de abordar desafios, tomar decisões de confiança embasado nas tendências tecnológicas emergentes, como a inteligência artificial, o blockchain e o machine learning", ela continua. A edição brasileira do Gartner Symposium/ITxpo 2018 acontece no próximo dia 22, em São Paulo (SP).