Economia, gestão, tecnologia e comportamento são algumas das palavras mais comentadas no meio dos negócios. Porém, uni-las de forma eficiente é um dos maiores desafios dentro das empresas, principalmente para as de pequeno e médio portes.

“Abrir ou manter uma empresa no mercado não está somente atrelado às oscilações da economia e mercado financeiro. Infelizmente, muitos empresários ainda se escondem atrás apenas destas questões, e não percebem que se continuarem fazendo as mesmas coisas de cinco ou 10 anos atrás, se não tiverem uma gestão implantada e continuarem dentro dos seus negócios cuidando só da parte operacional, vão ver de forma abrupta suas empresas perderem espaços e competividade”, ressalta o presidente do SESCAP-LDR, Euclides Nandes Correia.

O SESCAP-LDR conversou com alguns especialistas na área de gestão para entender porque pilares tão importantes para a manutenção de uma empresa, como gestão e tecnologia, ainda não estão bem alinhadas e levam inúmeros estabelecimentos a fecharem as portas todos os anos no país.

Com vasta experiência em gestão de empresas e entidades, Diego Menão pontua que a falta de comunicação eficaz, alinhamento estratégico, falha na gestão das pessoas, processos ineficientes, resistência à mudança e a ausência de uma liderança que se coloque como referência da cultura são os principais problemas detectados nas empresas.

“A cultura de gestão é fundamental para o sucesso de uma empresa. Ela abrange os valores, crenças e comportamentos compartilhados por todos os membros da organização. Uma cultura de gestão saudável promove a colaboração, a transparência, a inovação e o engajamento dos colaboradores. É importante que os líderes incentivem uma cultura positiva e estabeleçam normas claras para orientar o comportamento e as decisões dentro da empresa”, destaca Menão.

Percorrendo entre os mais experientes e os que estão despontando como grandes empreendedores são unânimes em dizer que a gestão e planejamento é o básico para qualquer empresário que pretende abrir ou comandar uma empresa.

Empreendedor serial apaixonado por inovação, educação e tecnologia, Davi Braga é considerado o mais jovem a figurar na Forbes Under 30, lista que apresenta anualmente os mais relevantes talentos abaixo dos 30 anos. Aos 13 anos de idade, Braga impressionou pela inteligência e capacidade no mundo dos negócios ao levar sua empresa de tecnologia para mais de dezessete estados no Brasil. Criador de metodologias de grande impacto direcionadas para o desenvolvimento de negócios e pessoas e fundador da RealDeal Ventures, seu ecossistema empresarial, ele afirma que a gestão deve estar alinhada com a tecnologia, e isso o empresário precisa compreender para alavancar os negócios e criar novas oportunidades.

“A dinamicidade é cada vez maior, com o fluxo de informações aumentando dia após dia e a velocidade com que as informações estão sendo cristalizadas e, literalmente, se transformando em parte de quem nós somos e sendo implementadas em nossas rotinas, o mercado como um todo se torna cada vez mais competitivo. Quem vai ganhar nesse novo mundo será quem se adaptar às novas necessidades dos consumidores”, comenta Braga.

Ele ainda destaca que o mercado digital não é futuro, é o presente, e mais um canal de entrega de valor para os clientes, e o ideal é acompanhar essas novas tendências e novas necessidades para não ficar para trás. “O primeiro passo é estar pronto para a mudança — e estar pronto rápido”, enfatiza o jovem.

Fórum SESCAP-LDR

Gestão, tecnologia e metaverso são alguns dos temas do evento que acontece no dia 27 de julho de 2023, durante a 7ª edição do Fórum SESCAP-LDR. O evento vai contar com palestrantes renomados no Brasil e exterior, como Davi Braga, Diego Menão, Fabiano Zanzin, Leila Donária e Gustavo Melles. A programação completa e o link para inscrição estão em sescapldr.com.br