Empresas e Negócios
TRANSAÇÕES ELETRÔNICAS
Em dois anos, as agências bancárias deverão intermediar apenas 20% do total das transações financeiras, contra os 50% de hoje. O restante será preenchido pelos meios de atendimento eletrônico - telefone, caixas automáticos, home banking e Internet -, segundo apurou pesquisa da consultoria Ernest & Young junto com a Febraban em 25 bancos de grande, médio e pequeno porte.
- - -
O levantamento foi feito em 17 países, incluindo pela primeira vez o Brasil, e abrangeu universo de 131 bancos. A migração para canais alternativos e novas tecnologias, como forma de tornar mais cômodo o atendimento à clientela, não é privilégio brasileiro. Faz parte do processo de redução de custos dos bancos no mundo inteiro.
O banco público italiano Mediocrédito Central abrirá em três meses uma sede em São Paulo. É a segunda sucursal fora da Europa, depois da de Cingapura, inaugurada há um ano. O Mediocrédito vai servir de ponte para as empresas italianas interessadas em investir no mercado latino-americano.
- - -
O banco é especializado em financiar os investidores italianos no exterior, oferece principalmente créditos a prazo médio e controla os empréstimos estatais concedidos a países em desenvolvimento. O banco não oferece serviços ao público em geral e tem uma balança comercial de cerca de cinco bilhões de dólares.TURISMO EM ALTA
As vendas de passagens aéreas e pacotes internacionais devem crescer em média 15% em julho, em relação ao mesmo período de 96, segundo agências de turismo. Algumas estão ampliando em 10% a oferta de pacotes internacionais. As recentes medidas do governo para restrição ao cartão de crédito no exterior não atrapalharam em nada. O setor acha que a maioria das pessoas que viaja com pacotes é turista e não vai só para comprar.TAM NA ERA AIRBUS
A empresa aérea brasileira TAM está comprando quatro birreatores Airbus A330-200, com capacidade para 250 passageiros cada. O valor total do contrato é de US $ 400. A TAM se torna o primeiro cliente do A330-200 na América Latina. Em uma primeira etapa, os aparelhos serão utilizados para as viagens Brasil-EUA. Depois serão destinados a rotas européias.EMPIRE
STATE
À VENDA
Leona Helmsley, dona de um dos maiores impérios da construção civil nos EUA, resolveu vender quase todas as suas 125 propriedades pelo País, a maioria em Nova York, com valor estimado em US$ 5 bilhões. Entre os edifícios famosos que pertencem a ela está o Empire State Building, um dos principais pontos turísticos de Nova York, inaugurado em 1931 e o prédio mais alto do mundo até a abertura, em 74, da sede da Sears (Chicago).
- - -
Os planos de Helmsley de se desfazer dos negócios do marido, Harry, morto no ano passado, podem ser dificultados pela
oposição de ex-sócios dele. Leona, 76, foi presa em 1972 por sonegação de imposto de renda e cumpriu metade dos quatro anos de cadeia a que fora condenada. Ela também pagou US$ 8 milhões em multas ao fisco. Leona Helmsley ficou famosa nos EUA pelas espalhafatosas declarações que fazia a jornalistas antes de ter sido presa. Sua frase mais conhecida é: Só gentinha é que paga imposto de renda.AGENDA
A diretora de Assuntos Governamentais da Vokswagen do Brasil, Elizabeth Carvalhares, fará a palestra principal da aula inagural do Curso de Pós-Graduação em Marketing que o Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, da Fundação Getulio Vargas, realiza em Londrina no próximo dia 25, às 20 horas, no Centro Cultural e de Convenções Sumatra. Segundo o superintendente da entidade, Norman de Paula Arruda Filho, o ISAE/Mercosul/FGV, que já conta com mais de 300 alunos em seu corpo dicente, pretende lançar outros cursos para a região Norte do Estado em breve.





