Os números do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) mostram que no mês de fevereiro o desemprego atingiu mais de três milhões de pessoas nas principais regiões metropolitanas do país - Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo -, o equivalente a 15,9% da população economicamente ativa.
Por outro lado um levantamento feito pelas empresas do setor de Tecnologia da Informação, revelou que atualmente há carência imediata de mão-de-obra especializada para 17,4 mil vagas no setor.
Este é apenas um dos exemplos do que está acontecendo no Brasil. Há um descompasso entre a geração de empregos e mão-de-obra qualificada para ocupar as vagas. Em praticamente todas as regiões os números apontam que o desemprego é grande. Porém, muitas empresas procuram mão-de-obra qualificada e não encontram. Como não há perspectivas de melhora num prazo curto, entidades e empresas estão assumindo o papel de treinar e qualificar pessoas para as mais diversas funções.
Em Londrina o Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade (Sescap-Ldr), criou, há dois anos, a Escola Oficina para suprir a demanda de profissionais para os escritórios de contabilidade da região. Só na base de ação do Sescap-Ldr, são mais de 700 empresas deste segmento. Os resultados têm sido expressivos. Boa parte dos mais de 100 alunos que frequentaram as aulas da Escola Oficina - que são gratuitas - está empregada em escritórios de contabilidade e muitos outros estão trabalhando em empresas prestadoras de serviços.
O curso tem duração de três meses. Os alunos, a maioria vindo de escolas públicas, aprendem práticas de Departamento de Pessoal, escrituração fiscal, práticas comerciais, folha de pagamento, preenchimento de cheques, duplicatas, notas fiscais além de outros serviços típicos do setor administrativo das empresas.
Segundo a coordenadora do curso, Marisa Ribeiro Furlan, do escritório contábil Contad, os resultados são expressivos, pois os alunos chegam às empresas com uma formação mais adequada e demoram bem menos para se adaptar ao ritmo de trabalho e às novas funções. ''A maioria busca o primeiro emprego e a formação que o Sescap-Ldr oferece ajuda muito'', esclarece Marisa Furlan.
Adriana Aparecida Gonzáles Castilho, formada em Letras e há dez anos atuando em escritórios de contabilidade, também é instrutora do curso. Ela diz que os alunos descobrem um universo diferente do dia-a-dia deles e mesmo que não sigam carreira nos escritórios, adquirem conhecimentos que vão ser úteis por toda a vida.
Para Marisa Furlan, estas escolas são necessárias, mas precisam de mais apoio dos empresários. Atualmente o curso é mantido pelo Sescap-Ldr com o patrocínio da empresa de informática Exactus, de Londrina. ''É necessário que mais empresas colaborem. Muitos dos alunos não têm dinheiro nem para pagar o ônibus''. Segundo ela, a Escola Oficina vai incluir no currículo aulas de relacionamento interpessoal.''Também vamos treinar os alunos com os softwares contábeis usados nos escritórios, mas para isso precisamos de computadores. Precisamos de doação de equipamentos para aperfeiçoar o aprendizado dos alunos. Quem puder doar é só procurar o Sescap-Ldr pelo fone: 3329-3473'', pede Marisa Furlan.

Fonte: Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade de Londrina (Sescap-Ldr)

mockup