Empresas & Negócios
DivulgaçãoEmpresas parceiras querem fazer negócio com marmorarias locaisO primeiro carregamento de mármore de Carrara, na Itália, para Londrina, chega nas próximas semanas pelo Porto de Paranaguá. Durante a Semana Brasileira em Módena, os empresários Roberto Ruzsilla e Leopoldo Romagnoli, sócios na Marmoraria DItália, fecharam acordo com a gigante Forti, empresa italiana do setor. Londrina receberá matéria bruta de alta qualidade. A empresa Forti é a maior produtora de mármore da Itália e uma das maiores do mundo.
Segundo Ruzsilla, fatores como a distância, as dificuldades do idioma e, principalmente, o desconhecimento das técnicas de negociação internacional estavam bloqueando o avanço dos negócios. O Programa Paraná-Europa serviu como ponte entre as empresas interessadas e abriu contato para que a Forti se tornasse a principal fornecedora da DItália, diz o empresário.
Nos próximos meses a parceria DItália/Forti pretende realizar negócios com marmoreiros da região de Londrina e do Paraná. A importância deste acordo é tornar a cidade um dos pólos de recepção e de distribuição de matéria-prima tanto da cidade de Carrara, como de Brecha. Assim que estiver operando, a DItália poderá atender desde o consumidor doméstico até grandes consumidores mas, principalmente, deverá apoiar o pequeno marmoreiro.
CURTASUm dos principais efeitos da redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 15% para 6% ao ano será a diminuição dos índices de inadimplência no crédito ao consumidor. A previsão é da Serasa - Centralização dos Serviços dos Bancos (Serasa), que aponta para uma redução no custo do dinheiro.
Mas só a mudança nas alíquotas do IOF não basta. Para a Serasa, é preciso novas medidas para que ocorra uma queda mais acentuada na inadimplência. Uma delas envolve decisões de política monetária, como a queda na taxa básica do Banco Central (TBC). A outra, é a necessidade das financeiras criarem novas técnicas de avaliação na concessão de crédito.
Hoje as financeiras praticam taxas de juros que embutem expectativa de alta inadimplência no sistema, sem avaliar o risco individual de quem está tomando o crédito. Uma avaliação pessoal do tomador no crediário poderia contribuir para uma redução do custo do dinheiro.
Mármore de Carrara





