Os setores de alimentos, bares, restaurantes e supermercados aguardam ansiosos pelo início da Copa do Mundo, que deve movimentar e elevar o faturamento desses estabelecimentos entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, quando acontece o mundial de futebol no Catar. O otimismo é amparado em números. Uma pesquisa realizada pela Meta Foresight – divisão de pesquisas e insights da empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger – apontou que 84% dos brasileiros irão acompanhar o torneio e 78% do público pretende se reunir com amigos ou familiares. Como ninguém assiste às partidas “a seco”, as empresas esperam alavancar as vendas de bebidas, petiscos, salgadinhos e carnes para churrasco.

Dos 78% dos torcedores que planejam se reunir para ver os jogos, 73% confirmaram a intenção de comprar roupas ou alimentos. A própria casa, a casa de amigos ou familiares e os bares e restaurantes foram os locais mais citados para acompanhar as partidas de futebol.

Entre as categorias de produtos que devem ser consumidos durante a Copa, as carnes para churrasco foram o segundo item mais lembrado, com 56%, atrás apenas de roupas e acessórios (60%). Em seguida, os entrevistados responderam que pretendem comprar bebidas alcóolicas (55%), petiscos e salgadinhos (51%) e chocolates e sobremesas (39%).

A expectativa da ABV (Associação Brasileira de Varejo) é de que as vendas com a celebração da Copa do Mundo cresçam 12% e injetem mais de R$ 20 bilhões na economia nacional, mas para alguns empresários essa é uma projeção modesta e há quem estime um crescimento bem maior, podendo chegar a 20% de alta ante o mesmo período de 2021. Com índices tão promissores, as empresas estão prontas para faturar e algumas prepararam lançamentos para o período.

“A gente está com uma expectativa alta para o final do ano. De modo geral, as vendas, sazonalmente, já crescem no último trimestre, época de mais confraternizações. Historicamente, tem um incremento de venda bastante expressivo. E neste ano, tem um motivo extra, que é a Copa do Mundo. Soma-se a isso, a saudade dos encontros, que ficaram restritos na pandemia”, disse o gerente comercial da Alegra Foods, Luís Otávio Morelli.

A empresa, especializada em carne suína, preparou uma linha de produtos para atrair os churrasqueiros. Além dos cortes in natura, há linguiças recheadas, queijo coalho e condimentos. “A gente vive um momento onde o suíno tende a ser mais aceito no churrasco, pela situação econômica. Agora, no final do ano, as pessoas deverão optar mais pelos cortes suínos, mas também temos as entradas, como salames, copa e outros fios que casam com a ocasião”, disse Morelli, que além dos 30% de incremento nas vendas no último trimestre já aguardados todos os anos em razão das festas de Natal e Ano Novo, espera em 2022 aumentar em mais 20% as comercializações, impulsionadas pela Copa do Mundo.

A fábrica paranaense de massas Romanha projeta crescimento no faturamento de, no mínimo, 20% em relação aos resultados atuais para o período do mundial. A empresa vai ativar as promoções nos pontos de venda e investir nas campanhas de produtos com boa saída entre os torcedores, como os snacks e as batatas fritas. O pastel recheado, que já faz parte da linha de produtos, ganhou uma embalagem especial alusiva à Copa.

O CEO da Romanha, César Kulpa, acredita que o aumento nas vendas da segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de dezembro contribua também para impulsionar as vendas de final de ano. Para dar conta da demanda, a indústria criou mais um turno de trabalho e contratou funcionários temporários para o setor de produção de massa para pastel, onde já foi observado aumento nos pedidos. “Estamos bem otimistas em relação ao final do ano. Por si só, já é um período em que as pessoas acabam confraternizando, mas o incremento na venda vai ser maior. Estamos fazendo um trabalho de expansão de vendas para o Litoral, então os temporários têm possibilidade de serem efetivados.”

De olho nos torcedores que irão se reunir em bares e restaurantes para acompanhar os jogos, o Sindiabrabar (Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares de Curitiba) incentiva os associados a criar atrações que vão além de disponibilizar telões para a transmissão das partidas, como shows musicais. Nas cidades onde há colônias de descendentes de japoneses, alemães e outras nacionalidades que têm suas seleções competindo no mundial, outros jogos, além do Brasil, podem se tornar uma atração a mais.

“Fazer uma agenda especial para o período da Copa, abrir mais cedo ou criar um turno novo são formas de atrair mais clientes, além de contribuir para a geração de empregos. Quem souber aproveitar as oportunidades, vai ter um bom lucro”, disse o presidente da entidade, Fábio Bento Aguayo. Os empresários que forem criativos ao elaborarem sua programação, poderão aumentar o seu público em até 70%, calcula ele.

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