Empresários denunciam comércio ilegal de gás
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 30 de janeiro de 2001
Gilmar AgassiDe Cascavel 
Representantes de distribuidoras de gás de Cascavel entregaram ao Secretário de Finanças, Luiz Frare, uma lista com cerca de 100 pontos de venda ilegal de gás, conhecidos como disk-gás. Os empresários alegam que não têm como suportar a concorrência dos atravessadores que não pagam impostos. Alguns estariam sendo obrigados a dispensar funcionários para manter a empresa funcionando.
O empresário Milto Leandro de Moraes afirma que não querem que estes pontos sejam fechados, apenas que a prefeitura fiscalize exigindo o cumprimento das formalidades legais e de segurança. Não queremos prejudicar ninguém, mas eles precisam constituir empresa, recolher impostos e, principalmente, se preocupar com o armazenamento correto do produto atendendo às exigências da ANP e Corpo de Bombeiros, diz.
Outro empresário, Sidney Guimarães, alerta que nesses locais não existe a menor preocupação com a estocagem ou manuseio do produto. Em alguns locais o gás está sendo estocado dentro de casa não dispondo sequer de extintor de incêndio. Seria a mesma coisa que vender gasolina sem a instalação adequada de um posto de gasolina, observa.
O secretario de finanças disse que irá repassar a lista com os locais ao departamento de fiscalização, para que a partir da próxima semana comecem uma vistoria. Quem estiver trabalhando ilegalmente será notificado e terá um prazo de 10 dias para regularizar a situação, explica Frare.


