Fim de ano aproximando, logo virá o ano. Novos sonhos, projetos e ideias para sua empresa? E como está o planejamento e ações? A avaliação deve ser constante, porém, no último trimestre do ano é fundamental que se avalie, analise e pense no rumo que pretende dar ao seu negócio. Para isso, o mercado disponibiliza ferramentas eficazes, uma delas o planejamento tributário.

“Importante para determinar a melhor escolha do regime tributário, tipo societário da empresa, local/região de instalação da sede e ou filiais da empresa, estabelecer a viabilidade nas operações de importação e exportação, entre outras decisões. Ou seja, podemos dizer que todas as decisões operacionais e estratégicas que geram resultados e faturamentos para a empresa, serão contempladas no estudo do planejamento tributário, entretanto é relevante para as empresas”, ressalta o empresário contábil e diretor do Sescap-Ldr, Marlon Marçal.

O planejamento tributário é um estudo das opções tributárias que a legislação permite ao contribuinte. E este estudo compreende conhecer a operação da empresa e os stakeholders que se relacionam com a empresa. Para que na sequência seja possível elaborar o plano tributário e aplicar cada operação da empresa a melhor opção tributária.

Uma das finalidades também do planejamento tributário é diminuir a carga tributária. Segundo especialistas da área contábil, através do planejamento tributário são realizadas uma análise integral da operação da empresa, onde é identificado quais produtos ou serviços a empresa opera, o perfil de seus clientes e fornecedores, onde estão estabelecidos os clientes e fornecedores, por exemplo. E com base nas informações coletadas inicia a verificação junto à legislação pertinente das opções tributárias que a legislação permite. Desta forma, é possível verificar se os benefícios, isenções, reduções, suspenções fiscais são aplicáveis à operação analisada.

E ao contrário do que muitos pensam, o planejamento tributário serve para todos os portes de empresas. “É fundamental para todos os tamanhos de empresa, em muitos casos poderíamos dizer que é mais importante para as Micro e Pequena Empresas (MPE). Considerando que na maioria dos casos, o início da empresa é o momento mais delicado e arriscado do negócio. Um estudo tributário realizado em profundidade, possibilita a melhor escolha tributária, reduzindo a carga tributária da operação, contribuindo para formação de preço de venda com maior competitividade e ampliando o resultado financeiro da empresa”, exemplifica Marçal.

Outro ponto relevante é a relação entre o planejamento tributário e estratégico. Em alguns casos o negócio pode ser vantajoso estrategicamente, mas inversamente proporcional tributariamente. Por isso, é primordial que haja sinergia entre as áreas tributária e estratégica da empresa.

O presidente do Sescap-Ldr, Marcelo Odeto Esquiante, destaca a importância do empresário procurar um profissional contábil para execução de um serviço completo. “Enfatizo que são questões como essa do Planejamento, que a contabilidade online não oferece, porque é superficial. As empresas, independentes do tamanho, devem agir como negócio profissional, não existe espaço para amadorismo”.

Fonte: Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região (Sescap-Ldr)