O empresário de Maringá José Carlos Valêncio foi eleito presidente da Agência de Desenvolvimento Terra Roxa Investimentos, em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (11) na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Ele substitui o londrinense Fernando Lopes Kireeff, presidente nos últimos dois mandatos.

Valêncio é formado em engenharia civil pela Universidade Estadual de Maringá, já foi presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá, inespetor do CREA, diretor do Sinduscon, vereador e presidente da Câmara de Maringá e vice-persidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim).

Fernando Kireeff ficou como primeiro vice-presidente. Carmen Lúcia Izquierdo Martins, vice-presidente do Sinccon, é o segundo vice-presidente. Wilson de Matos Silva, reitor do Cesumar, ocupa o cargo de secretário.

A Terra Roxa Investimentos (TRI) é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que foi criada com o objetivo maior de divulgar os potenciais econômicos e buscar investidores para a região Norte do Paraná, além de apresentar novas oportunidades de negócios para os empresários estabelecidos na região.

A implantação oficial da Terra Roxa aconteceu em dezembro de 2004. Um dos mentores da criação da agência  foi Caio Koch-Weser, um dos mais conhecidos filhos de Rolândia, que é  a cidade sede da TRI. Koch-Weser foi ministro das finanças da Alemanha, executivo do  Deutsche Bank e já teve a indicação cogitada para o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A TRI trabalha pela implantação de um novo conceito de desenvolvimento, em que união e articulação regional sejam mais importantes do que o interesse isolado de cada município. A agência entende que, quando uma empresa se instala num município, gera riquezas e trabalho para toda a região e não apenas para os cidadãos da cidade que recebeu os investimentos.

A Terra Roxa dispõe de um importante banco de dados sociais e econômicos do Norte do Paraná e se consolida como fonte de informação, além de ser uma agência de prospecção e recepção de missões empresariais nacionais e internacionais que querem conhecer a região para futuros negócios.

mockup