Empresa registrou 40 acidentes no ano passado
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de março de 2001
De Curitiba 
Apesar dos resultados financeiros positivos no ano passado, a América Latina Logística (ALL) não obteve bons resultados do ponto de vista ambiental. Foram 40 acidentes no total, sendo 12 deles de média e grande proporção, que causaram prejuízos e, em alguns casos, danos ambientais. Em um deles houve derramamento de carga tóxica na Serra do Mar. Para que não haja uma repetição do número de acidentes, a empresa deve investir R$ 50 milhões em prevenção, como reciclagem profissional, manutenção da rede e sistemas de alerta.
A divulgação dos acidentes causou mais danos ao nome da empresa do que os prejuízos ao meio ambiente, que foram pouco significativos, afirma o diretor-gerente da ALL, Pedro Oliveira. O fechamento do número de acidentes dos dois primeiros meses de 2001 mostrou uma redução de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
Um dos pontos críticos do sistema ferroviário brasileiro é que a malha continua sendo patrimônio público. As empresas operadoras não têm obrigação de investir em infra-estrutura. O que se faz é adotar medidas preventivas durante a operação. (E.C.)


