Empresa recicla cartucho e dribla crise
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 07 de janeiro de 1999
Pedro Livoratti 
Na contramão da crise, uma microempresa de Londrina conseguiu mais que dobrar seu faturamento no ano passado comercializando cargas remanufaturadas para impressoras de computador. Formada por três irmãos, a empresa agora tem a meta de expandir as atividades a partir de uma maior divulgação das vantagens do produto, que custa 50% do valor de um novo. A empresa dá garantia total das cargas comercializadas.
O potencial do mercado é fantástico porque existe pelo menos uma impressora em cada residência, afirma João Orquiza, que tem os irmãos Alberto e Fernando como sócios. A Tec Shop Informática existe há seis anos e tem nove funcionários. No mês passado a empresa conseguiu a auditagem do processo de qualidade, depois de seis meses de consultoria junto ao Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae). A meta para 99 é ambiciosa. Os irmãos pretendem quadruplicar o faturamento da empresa.
A crise pode ser um diferencial positivo na medida em que as empresas terão de baixar custos, exatamente o que oferecemos, dizem os empresários. No Brasil, informam eles, apenas 2% do mercado utiliza cargas de impressoras remanufaturadas, contra cerca de 30% no Estados Unidos. O setor já se transformou em um filão explorado por várias empresas no Paraná. Segundo eles, em Curitiba e Maringá já existem empresas especializadas.
O processo de remanufatura consiste em transformar o cartucho que seria jogado no lixo em um produto pronto para ser reutilizado. Os empresários informam que a garantia ao cliente é dada inclusive por escrito. Em nome disso, a remanufatura é detalhada.
O processo consiste em checagem do cartucho, limpeza, substituição da tinta com produto importado e montagem. Após isso o cartucho é testado e colocado em embalagem com a marca da empresa.
A idéia de reaproveitar um material que geralmente é inutilizado surgiu há quase 10 anos, quando os irmãos trabalhavam com digitação de trabalhos acadêmicos. Todo o serviço era feito em máquina eletrônica. Como o volume era muito grande, o consumo das fitas de impressão, feita em poliotileno, era dispendioso. Por curiosidade, eles abriram o cartucho e perceberam que a fita que necessitava ser trocada podia ser substituída, gerando uma economia de 80%.
Atualmente a Tec Shop atende a clientes como supermercados Carrefour, prefeituras da região, Unimed e Câmara de Vereadores de Londrina. Nos próximos meses, os empresários estarão desenvolvendo um trabalho de divulgação do produto remanufaturado junto a técnicos da área de informática. O objetivo é passar a atender grandes empresas da região.


