Dezenove operários da construtora Quadra, em Londrina, estão tendo o primeiro contato com o mundo das letras. No início da semana, eles passaram a frequentar as aulas dentro do projeto ''Alfabetizando Londrina''. Sem os recursos do Governo Federal para o projeto, a empresa decidiu bancar o custo e começar por conta própria. As carteiras, quadro negro e material didático foram cedidos como contrapartida da empresa ao programa federal, implementado através da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte de outro projeto da Quadra, o ''Construindo o saber'', desenvolvido há dois anos.
Os operários trabalham até as 17 horas e 15 minutos depois já estão na sala, montada dentro do próprio canteiro de obras. Com disposição, os alunos mostram interesse em conhecer o abecedário e, aos poucos, identificam as palavras. O objetivo da construtora é concluir a alfabetização da primeira turma em 6 meses. Após essa etapa deve ser desenvolvida a verificação das condições de saúde dos operários.
Segundo a diretora, Mara Lúcia Carrara Pires, um programa de palestras sobre temas ligados à qualidade de vida, desenvolvido há dois anos, revelou a necessidade de alfabetização de parte dos trabalhadores. Cerca de 200, acompanharam apresentações de profissionais de várias áreas sobre prevenção ao consumo de drogas e álcool, auto-estima, entre outros temas. ''O compromisso da empresa não pode ser somente o de pagar os salários em dia'', observa. Segundo Mara Lúcia, a valorização do funcionário reflete diretamente na qualidade do produto final a ser oferecido ao consumidor.

mockup