O terminal de ônibus urbano de Ourinhos (SP) ganhou painéis de LED com os horários de chegada e de partida de ônibus da Auto Viação Ourinhos Assis Avoa, com tecnologia desenvolvida pela empresa londrinense Veltec. O sistema consegue fornecer informação aos passageiros em tempo real, avalia Dalton Swain Conselvan, um dos diretores da Veltec. O sistema ajuda também na redução da emissão de gases poluentes provocado pelos ônibus.
A inauguração do painel ocorreu na semana passada. A partir daí, os cerca de 50 ônibus da operação urbana da cidade passaram a ter o tempo de restante para a chegada ao terminal e o seu horário de partida informados aos passageiros. Para Luiz Carlos Lúcio Carvalho, diretor da viação, o recurso representa tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. ''A partir do momento que o passageiro sabe o horário em que o ônibus vai chegar, ele não fica ansioso.''
''O painel faz com que a percepção de tempo do passageiro seja diminuída. Existem estudos que comprovam que, quando a pessoa não sabe o tempo que vai levar a espera, a percepção de tempo é maior'', acrescenta Luciano Bueno, coordenador comercial da Veltec, que diz ainda que a implantação do sistema pode gerar benefícios como pontualidade maior dos ônibus.
Na opinião do coordenador, a solução pode aumentar o fluxo de passageiros no terminal de ônibus e ainda fazer os habitantes adotarem o transporte coletivo. ''Se o passageiro fica sabendo que o ônibus vai passar no horário, ele começa a usar o ônibus e não outros meios de transporte.''
O tempo de trajeto dos ônibus da viação são calculados a partir de um sistema de gerenciamento de frotas, implantado no início deste ano, que oferece aos gestores informações não só de localização, mas também de consumo de combustível, rotação do motor, velocidade.
Desta forma, a empresa pode ainda controlar situações, por exemplo, em que o ônibus está parado no terminal com o motor ligado desenecessariamente, com impacto no consumo de combustível, emissão de gases poluentes e mesmo na poluição sonora. Em pesquisa com base em 24 veículos, a viação chegou a conclusão que, as 496 horas em que os ônibus ficavam parados e ligados em abril deste ano foram reduzidas para 177 em julho. Carvalho afirma ainda que, com o sistema de gerenciamento, já foi possível reduzir em 8% a emissão de gás carbônico, com metas para 10%.