Emprego industrial cresce 6,7% no PR e bate média do País
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de outubro de 2011
Andréa Bertoldi <br> Equipe da Folha 
Curitiba - O emprego industrial avançou 6,7% em agosto deste ano comparado com o mesmo mês de 2010 no Paraná. Os setores que tiveram os melhores resultados foram alimentos e bebidas (18,6%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (33,5%), outros produtos da indústria de transformação (15,3%) e meios de transporte (13,6%). O resultado do Estado foi maior que a média nacional, que ficou em 0,6%.
O economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Roberto Zurcher, destacou que a indústria paranaense também é uma das que mais tem crescido em produção física. ''O emprego está diretamente vinculado com o crescimento das indústrias'', afirmou.
Segundo ele, o desempenho do emprego no setor de alimentos e bebidas está diretamente relacionado com a produção de final de ano e também com o volume maior de bebidas devido ao clima mais quente. O segmento de eletroeletrônicos e comunicações teve aumento na geração de postos de trabalho principalmente impulsionado pela fabricação de computadores. E a área de meios de transporte teve aumento do número de vagas com os investimentos que vêm sendo realizados pelas montadoras de veículos.
Zurcher explicou que a indústria do Estado cresce mais que a média nacional porque tem o efeito indireto das boas safras dos últimos anos que ''irrigaram muito forte a economia do Estado''. Inclusive a renda da população rural acaba sendo distribuída para outros setores.
O efeito direto sobre a indústria é que o Paraná tem uma infraestrutura relativamente melhor que outros Estados, energia elétrica abundante e mão de obra qualificada e disciplinada. ''Desde 2000, o Estado vem sempre na vanguarda do crescimento industrial'', destacou. Nos oito primeiros meses do ano, o Paraná teve um crescimento de 5,3% no emprego industrial.
O número de horas pagas avançou 3,3% no Paraná em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Na média nacional, o crescimento foi de apenas 0,1%. No Estado, os destaques foram o desempenho dos setores de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações ((49,7%), alimentos e bebidas (5,3%) e outros produtos da indústria de transformação (13,7%). De janeiro a agosto, o crescimento no Estado foi de 3,3%.
A folha de pagamento real teve crescimento de 10,2% no Paraná em agosto com destaque para alimentos e bebidas (14,6%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (52,9%) e meios de transporte (15,4%). De janeiro a agosto, o Estado teve aumento de 9% na folha de pagamento. Segundo informações da Fiep, o salário médio líquido da produção na indústria do Paraná foi de R$ 1.088,00 em agosto, contra R$ 988,00 no mesmo mês de 2010, o que representa um aumento de 10%, já deflacionado.
Zurcher acredita que em 2011 o Estado feche o ano com crescimento acima da média nacional na geração de empregos. A estimativa dele é de um aumento de 4% com a criação de aproximadamente 30 mil postos de trabalho. ''O Paraná deve ter um bom destaque na atividade industrial nos próximos dois ou três anos. Os novos investimentos que estão sendo anunciados devem se refletir nos próximos anos'', concluiu.
Brasil
Após dois meses de queda, o número de vagas criadas na indústria voltou a crescer em agosto, com variação de 0,4%, após recuo de 0,1% em julho. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o emprego industrial avançou 0,6% na comparação com agosto de 2010, enquanto no acumulado do ano houve crescimento de 1,6%. O índice de média móvel trimestral do emprego industrial registrou leve alta de 0,1% em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses houve expansão de 2,3% em agosto de 2011.
O valor da folha de pagamento real (descontada a inflação) dos trabalhadores em agosto apontou variação positiva, de 3,3%, ante avanço de 0,1% em julho e 0,3% em junho e 0,5% em maio. As quatro altas seguidas acumularam, nesse período, ganho de 4,3%.



