O comércio de Londrina já vive uma flexibilização dos horários e não houve nenhum avanço nas vendas. A afirmação foi feita ontem pelo vice-presidente do Sindicato do Empregados do Comércio de Londrina, Manoel Teodoro da Silva, ao comentar a decisão da Mesbla em fechar sua unidade. ‘‘O comércio já funciona até 18 horas um sábado por mês, e os grandes magazines abrem todos os sábados até 18 horas. Mas após às 13 horas do sábado as lojas ficam vazias’’.
Teodoro observou que os trabalhadores chegaram a discutir flexibilização do horário proposta pelo sindicato patronal durante a convenção coletiva, em maio. ‘‘Quando questionamos quantos empregos seriam criados, não tivemos respostas’’, afirmou. O líder sindical observou que com o comércio aberto até 22 horas no período de Natal, ‘‘99,% das lojas’’ estão trabalhando em um único turno. ‘‘E a maioria não paga hora extras, e muitos ainda não receberam o 13º’’.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, Igarassu Louzada, defende que o horário seja liberado para todos os lojistas, independentemente do tamanho. ‘‘Mas sempre houve resistência por parte dos empregados e dos vereadores que não criam uma lei que libere o horário. Londrina tem demonstrado uma posição provinciana’’. Louzada disse que nenhum empresário pode garantir em uma convenção coletiva o aumento de oferta de empregos. Mas acredita em incremento entre 1,5% e 2%. Guto Rocha)

mockup