Da Redação
Em pouco mais de 30 dias de atividades, foram criadas no Paraná 23 novos núcleos setoriais, envolvendo 315 empresas e mais 11 núcleos serão constituídos dentro dos próximos dias. É o resultado inicial do Projeto Empreender, lançado pelo Sebrae/PR em 13 municípios paranaenses (seis no Oeste, seis no Sudoeste e Londrina) na primeira semana de dezembro de 99.
Segundo o consultor Orestes Holtz, o Projeto Empreender foi criado pelo Sebrae/PR para auxiliar as micro, pequenas e médias empresas na busca e consolidação de seus espaços no mercado globalizado. O objetivo do Empreender, disse Hotz, é fortalecer as empresas através da organização em núcleos setoriais, dentro das associações comerciais (Acias). ‘‘Este projeto acabará não apenas fortalecendo as empresas, mas as próprias associações comerciais’’, afirmou o presidente do Conselho do Sebrae/PR, José Carlos Gomes Carvalho.
O Empreender, observou Carvalho, é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), com as associações comerciais. Dentro do programa piloto, que tem a participação de 13 Acias, a meta é promover a criação de 52 núcleos setoriais, envolvendo um universo de 520 empresas. Até o final deste ano, porém, o Projeto Empreender deverá estar com 30 Acias envolvidas, o que representará cerca de 120 núcleos setoriais e mais de 1,2 mil empresas abrangidas no Estado.
Um dos grandes vantagens para as empresas envolvidas no Empreender, segundo Hotz, que é coordenador estadual do programa, será o aumento da competitividade através da melhor organização de suas demandas e dos processos de auto-desenvolvimento pela troca de experiências, novos mercados e inovações tecnológicas.
Nos núcleos setoriais, disse o consultor do Sebrae/PR, é dada oportunidade às empresas de discutirem problemas comuns e buscar soluções conjuntas; incentivar a qualidade e o desenvolvimento sócio-econômico; fortalecer o associativismo e a união da classe empresarial; contribuir para o desenvolvimento organizacional das Acias; impulsionar a geração de emprego e renda.
O Empreender, além do Sebrae/PR e da Faciap, conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e sindicatos patronais. Já na execução do Plano de Trabalho, o projeto coordenado pelo Sebrae/PR tem apoio da HWK, Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (Alemanha).
Até o dia 14, os consultores envolvidos no Empreender realizaram 337 visitas a empresas para a formação dos núcleos.