Empreender já tem 23 núcleos
PUBLICAÇÃO
sábado, 15 de janeiro de 2000
Da Redação
Em pouco mais de 30 dias de atividades, foram criadas no Paraná 23 novos núcleos setoriais, envolvendo 315 empresas e mais 11 núcleos serão constituídos dentro dos próximos dias. É o resultado inicial do Projeto Empreender, lançado pelo Sebrae/PR em 13 municípios paranaenses (seis no Oeste, seis no Sudoeste e Londrina) na primeira semana de dezembro de 99.
Segundo o consultor Orestes Holtz, o Projeto Empreender foi criado pelo Sebrae/PR para auxiliar as micro, pequenas e médias empresas na busca e consolidação de seus espaços no mercado globalizado. O objetivo do Empreender, disse Hotz, é fortalecer as empresas através da organização em núcleos setoriais, dentro das associações comerciais (Acias). Este projeto acabará não apenas fortalecendo as empresas, mas as próprias associações comerciais, afirmou o presidente do Conselho do Sebrae/PR, José Carlos Gomes Carvalho.
O Empreender, observou Carvalho, é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (Faciap), com as associações comerciais. Dentro do programa piloto, que tem a participação de 13 Acias, a meta é promover a criação de 52 núcleos setoriais, envolvendo um universo de 520 empresas. Até o final deste ano, porém, o Projeto Empreender deverá estar com 30 Acias envolvidas, o que representará cerca de 120 núcleos setoriais e mais de 1,2 mil empresas abrangidas no Estado.
Um dos grandes vantagens para as empresas envolvidas no Empreender, segundo Hotz, que é coordenador estadual do programa, será o aumento da competitividade através da melhor organização de suas demandas e dos processos de auto-desenvolvimento pela troca de experiências, novos mercados e inovações tecnológicas.
Nos núcleos setoriais, disse o consultor do Sebrae/PR, é dada oportunidade às empresas de discutirem problemas comuns e buscar soluções conjuntas; incentivar a qualidade e o desenvolvimento sócio-econômico; fortalecer o associativismo e a união da classe empresarial; contribuir para o desenvolvimento organizacional das Acias; impulsionar a geração de emprego e renda.
O Empreender, além do Sebrae/PR e da Faciap, conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e sindicatos patronais. Já na execução do Plano de Trabalho, o projeto coordenado pelo Sebrae/PR tem apoio da HWK, Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (Alemanha).
Até o dia 14, os consultores envolvidos no Empreender realizaram 337 visitas a empresas para a formação dos núcleos.

