São Paulo - A Embratel divulgou comunicado ontem informando que não irá reajustar suas tarifas de longa distância nacional (LDN), mesmo após o aumento aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de 7,27%, para ser aplicado a partir de julho. Além disso, a companhia informou que reduzirá o preço da chamada de longa distância internacional (LDI) em 7,99%.
A operadora atua no segmento de maior concorrência da telefonia, a longa distância, no qual constantemente ocorrem guerras de tarifas com as demais concessionárias (Brasil Telecom, Telemar e Telefônica). A companhia vem perdendo mercado também com a telefonia IP, que pode eliminar o custo da distância nas chamadas telefônicas. A expectativa de especialistas é que telefonia pela rede de Internet afete, principalmente, a longa distância. No futuro, segundo os analistas, este é um segmento que deve desaparecer.
A Embratel afirma no comunicado que ''as expectativas com o não-reajuste das tarifas são positivas''. A empresa irá anunciar sua iniciativa ao público por meio de uma campanha publicitária, com o bordão ''Diga Não. Diga Sim à Embratel'', a ser veiculada nacionalmente em emissoras de TV e rádio e em portais na Internet.
Estudo realizado pelo Portal Teleco sobre o market share do mercado de LDN aponta uma fatia de 37% para a Embratel, de 22% para a Telefônica, de 20% para a Telemar e de 12% para a mais nova entrante das concessionárias, a Brasil Telecom. No fim de 2004 , 9% do mercado de LDN já era detido por ''outras empresas'', onde estão incluídas as companhias de menor porte e ainda os códigos que eram detidos por algumas operadoras celulares.

mockup