A francesa Dassault e a Embraer fecharam um acordo para produzir no Brasil a nova classe de aviões Mirage, caso a Força Aérea Brasileira (FAB) escolha este avião para modernizar sua frota de caças. Além dos interesses comerciais do acordo - a Dassault faz parte de um consórcio francês que detém 20% da Embraer - a parceria com uma empresa brasileira pode ser um ponto a mais na disputa pelos contratos com o governo brasileiro.
A FAB deve gastar US$ 3,35 bilhões em seu programa de modernização - o projeto Fênix -, sendo cerca de US$ 600 milhões só na compra de caças. ‘‘Tudo vai depender da quantidade de aviões encomendados, porque se forem poucos pode ser muito caro construí-los no Brasil. Mas se a parceria funcionar é possível até que a Embraer e a Dassault fabriquem aviões aqui para exportar para outros países’’, disse o vice-presidente internacional para a área de defesa da Dassault, Yves Robins.
O executivo garante que caso o negócio se concretize os aviões serão efetivamente desenvolvidos e fabricados no Brasil. ‘‘Não vai ser só montagem’’, afirmou. Robins explicou que a FAB ainda vai apresentar às empresas de aviação as características exatas que o caça deve ter.

mockup