Embalagens longa vida terão carteira de identidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de junho de 2009
André Magnabosco<br> Agência Estado 
São Paulo - A Tetra Pak, empresa líder do mercado brasileiro de embalagens tradicionalmente chamadas de longa vida, anunciou o desenvolvimento de um sistema que permite ao consumidor final ter acesso a informações do produto comercializado em embalagens da companhia. O sistema, chamado de ''Rastreabilidade Ativa Tetra Pak'', é baseado na criação de um código próprio para cada produto. A partir desse código, o cliente tem acesso via internet a informações de qualidade e processos pelos quais passou o alimento, desde sua matéria-prima até a distribuição.
''Passamos a ter o RG do produto'', afirmou o diretor de Marketing Estratégico da empresa, Eduardo Eisler. O produto foi apresentado anteontem na abertura da 25 edição da Fispal Tecnologia. ''Finalmente o leite terá sua carteira de identidade'', comentou, referindo-se a um dos mercados no qual a inserção da embalagem longa vida é mais representativa no Brasil.
A nova tecnologia, revelou o gerente de Sistemas Integrados Especiais da companhia, Pedro Gonçalves, já está sendo analisada por alguns clientes da fabricante de embalagens e pode ser implementado em outros alimentos que também são embalados pela Tetra Pak, incluindo produtos sólidos. ''Nosso objetivo é levar essa tecnologia para todos nossos clientes'', destacou Eisler.
Para viabilizar esse sistema, a empresa precisou integrar todos seus equipamentos, nas áreas de processamento, envase e distribuição. Esse trabalho de integração, aliado ao fornecimento de informações pela Internet, é inédito nas operações mundiais da Tetra Pak, informou Gonçalves. ''Devemos ter um cliente lançando produto com essa tecnologia nos próximos meses'', completou. A implantação desse sistema, segundo o executivo, pode levar de três a quatro meses.
A partir desse sistema, a empresa de embalagens pode oferecer às indústrias uma tecnologia pouco utilizada em outros materiais, como o vidro e o alumínio.


