Paulo Sotero
De Washington
A economia norte-americana cresceu 5,5% no terceiro trimestre e a uma média de mais de 4% nos últimos três anos. No período, a expansão acrescentou US$ 1,3 trilhão, ou dois Brasis, ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Apesar disso, o mercado financeiro aposta que o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, não estragará o Natal dos americanos em sua última reunião do ano sobre o rumo da política monetária, hoje.
Movido talvez menos pelo espírito natalino do que pela preocupação com possíveis surpresas do bug do fim do milênio, o Fed deverá deixar os juros como estão. Os analistas consideram provável um aperto da política monetária na primeira reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC) no ano 2000, em 2 de fevereiro.

mockup