“Estamos vivendo um momento de profusão de fatores que deixam os ambientes bastante dinâmicos, e no meio disso as pessoas estão tendo que fazer novas escolhas profissionais”, diz o prof. dr. Mário Nei Paccagnan, sócio da empresa Litz Estratégia e Marketing, ao ser questionado como ele vê a atual relação da maioria das pessoas com o mercado. O professor ainda ressalta que, em meio a tantas mudanças, com a indústria 4.0, a chegada do 5G e tantos outros processos de inovação, as pessoas estão cada vez mais ansiosas, com necessidade de criar novas perspectivas para a vida profissional.

Imagem ilustrativa da imagem Em períodos de dinamismo, inovação é fundamental
| Foto: Gustavo Carneiro

Como tudo na vida, essas escolhas precisam ser feitas com o respaldo de uma base segura, que obrigatoriamente passa pelo caminho da formação. Porém, um fato ressaltado por Mário é que o mercado tem observado como esse movimento não se sustenta apenas pautado no modelo tradicional de ensino, em que o aluno precisa passar por 4 ou 5 anos de uma graduação para conquistar conhecimentos específicos. E, na maioria das vezes, o conhecimento adquirido é estritamente técnico, impossibilitando assim o desenvolvimento das soft skills, habilidades tão necessárias para formação mais completa de um profissional.

Mário Nei, além de consultor empresarial, também tem uma longa carreira como professor universitário, transitando entre os dois mundos. Em sua jornada, observou a necessidade de uma maior integração entre prática e teoria, opinião que também divide com Renato da Rocha Neto, mestre em administração e sócio de Mário Nei na Litz Estratégia e Marketing. Renato afirma que uma formação acadêmica é o que irá dar embasamento para ter mais assertividade nas decisões do dia a dia. “Eu entendo que há uma base, uma sustentação acadêmica com algumas ferramentas e teorias que nos dão mais argumentação para resolver demandas práticas do mercado.”

Até porque sabemos que a universidade, na sua maioria, não deixa o profissional 100% preparado para o mercado. “Sabemos que a universidade tem várias limitações, muitas vezes física, no quesito estrutural, mas também alguns cursos estão com suas grades defasadas, e o mercado é muito dinâmico, volátil, geralmente a universidade não consegue acompanhar”, declara Giovanni Porfírio, jornalista e editor na TC Mover (B3: TRAD3).

Visando suprir essa nova demanda, realizando a fusão entre necessidades do mercado e conteúdo acadêmico, que Renato e Mário Nei tiveram um insight de investir na terceira via. Nesse sentido, essa via deveria estar alinhada com o processo acelerado de inovação que o momento pede. Já em relação ao conhecimento corporativo que a atuação da Litz proporcionou, eles viram que tanto empresas como os profissionais estavam interessados em uma modalidade de ensino hibrida e personalizada, focada em suprir necessidades específicas.

“Será mesmo que o aluno precisa ficar quatro anos em sala de aula para conseguir aprender algo relevante para sua carreira? Ou até mesmo dois anos para concluir uma especialização?” se questionou Renato. Com esse entendimento da realidade, ele e o professor Mário Nei tiveram a ideia de criar a Sprint Pro, uma plataforma de gestão, focada em capacitação prática de profissionais que desejam tanto alavancar suas carreiras como mudar de área de atuação. Os cursos são na modalidade híbrida, com videoaulas, mas também há possibilidade de monitorias, sendo elas online Ao Vivo ou até mesmo encontros presenciais em grupos.

Leonardo Senna é estudante de Engenharia Ambiental e, ainda na graduação, vê a necessidade de se preparar de maneira mais direcionada. “A universidade te dá uma base sobre o que o mercado precisa, aí a partir da necessidade que você encontra dentro do seu curso, você procurar cursos complementares para aumentar sua expertise dentro de determinada área”, afirma Senna.

Outra demanda que Renato e Mário observaram é a necessidade das empresas em preparar seus colaboradores para habilidades que vão além das capacidades técnicas, principalmente entre os mais jovens. Assim como o processo de inovação está cada vez mais acelerado, pessoas estão ocupando lugares de liderança cada vez mais rápido, e nem sempre essa pessoa teve tempo hábil para se preparar. “São lideranças muito jovens, que não vivenciaram tantas dores no processo de formação e tem a necessidade de desenvolver algumas soft skills básicas”, reitera Renato. Olhando para a realidade desse jovem profissional, ele quer sim buscar novos aprendizados, mas, deseja fazer isso em um sistema que faça sentido para sua dinâmica de vida.

Nicole Abiel, 17, ainda está no ensino médio, mas relata que os cursos rápidos na modalidade EAD, têm revolucionado não somente as demandas das suas aspirações profissionais como também suas relações pessoais. “Mesmo sendo jovem, eu sei que nunca devo deixar de buscar conhecimento e sabedoria, isso me ajuda a desenvolver tanto o meu profissional quanto meu pessoal”. Além do ensino médio, Nicole é aluna do curso de “Inteligência Emocional” da Sprint Pro.

O nome Sprint faz referência ao processo de aceleração de uma corrida, aquele momento em que você tem que dar aquele gás a mais em direção a seu objetivo. “Como professores, nós temos o DNA da educação e, como consultores, o comprometimento em gerar informação que permita a transformação de negócios e esse fit da academia com o mercado tem dado muito certo”, conclui Mário Nei em relação à sociedade com Renato na criação da Litz e, posteriormente, da Sprint Pro. Atualmente a plataforma conta com 36 cursos de diferentes áreas, mais 7 trilhas de conhecimento e ainda a possibilidade de personalização de trilhas. As aulas são ministradas por especialistas, mestre e doutores que são referência em suas áreas de atuação. A modalidade de ensino é híbrida, voltada para que o aprendizado corra de maneira fluida e mais eficaz. A plataforma é configurada para que o usuário tenha a melhor experiência possível enquanto se prepara para o futuro, que já é agora.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.