O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, esteve no Paraná, nesta quinta-feira (1º). Em Cascavel, ele discutiu com lideranças regionais do Oeste sobre o projeto do governo federal para a concessão das rodovias paranaenses. Contestado, o ministro disse que os planos do ministério são convergentes com os anseios da população paranaense.

Imagem ilustrativa da imagem Em Cascavel, Tarcísio Freitas pede diálogo sobre novos pedágios
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“Vocês querem o menor preço, nós também. Não queremos onerar o setor produtivo nem a população como um todo. Me desaconselharam a vir aqui, me disseram que todos estavam irredutíveis em criticar nosso modelo, mas eu quis vir até aqui hoje, olhar nos olhos de vocês para dizer que acreditem no nosso projeto”, pediu trégua o ministro.

Freitas reiterou que o modelo desenhado pelo Governo Federal para a concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias no Paraná é a melhor solução para o estado. Segundo ele, a mesma proposta será aplicada para os leilões da BR-153/080/414/GO/TO, no fim de abril, BR-116/493/RJ/MG, Dutra e CRT.

“A nossa preocupação vai além da situação atual. Eu tenho que olhar daqui 30 anos", afirmou o ministro, ao destacar o sofrimento dos paranaenses com modelos de concessões anteriores, que não trouxeram benefício à população. Tarcísio participou de um debate sobre o leilão das rodovias na cidade de Cascavel, com a presença do secretário estadual de Infraestrutura do Paraná, Sandro Alex, e lideranças locais da indústria e do agronegócio.

Segundo o ministro, Governo Federal e Paraná estão alinhados no resultado final, de obter as menores tarifas possíveis. “Procuramos trazer o máximo de inovação possível para reduzir ainda mais as tarifas de pedágio, incluímos o free-flow, usuário frequente e ainda o desconto para quem usa tag, ou seja, cortamos tarifa e trazemos investimentos para as rodovias”, completou.

Na Assembleia Legislativa existe consenso entre a maioria dos deputados estaduais em não aceitar o novo modelo de concessão de rodovias no Paraná apresentado pelo Ministério da Infraestrutura. É a avaliação do deputado estadual Tercilio Turini, que participou hoje de manhã da audiência pública da Frente Parlamentar sobre Pedágio, com lideranças políticas, empresariais e comunitárias de Paranavaí e outros municípios do Noroeste do estado.

Turini reafirmou que a Assembleia defende licitação das concessões pelo menor preço de tarifa, sem outorga onerosa, sem degrau tarifário e sem novas praças de cobrança, além de início imediato das obras nas rodovias e total transparência nos contratos. “O modelo proposto pelo governo federal é muito ruim, vai sacrificar o setor produtivo e toda a população do Paraná por mais 30 anos”, ressaltou.

O deputado destacou também a necessidade de implantação do Pedagiômetro no início das novas concessões. “A lei estadual já está aprovada e precisa ser colocada em prática. É um instrumento para fiscalizar os contratos e informar aos paranaenses, em tempo real, quantos veículos passam nas praças de pedágio e quanto as concessionárias arrecadam com as tarifas”, disse Tercilio Turini.

“Não podemos errar. As atuais concessões foram apresentadas ao Paraná como um sonho lindo, mas se transformaram num pesadelo, num fardo pesado para todos”, alertou o deputado.