Em 2006, Estado produziu 23,7% de feijão
Curitiba- A produção nacional de feijão foi de 3,457 milhões de toneladas em 2006, volume 14,4% maior que no ano anterior. Cinco Estados (Paraná, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Goiás) foram responsáveis por 64,2% do total produzido no País. O Paraná participou com 23,7% do total da produção o que equivale a 818 mil toneladas.
Apesar de o Paraná ser o maior produtor com oito municípios entre os principais do País, foi em Unaí (MG) onde houve o maior volume produzido em 2006 com um total de 75.900 toneladas. No Paraná, os municípios que se destacam na produção deste produto são Prudentópolis, Lapa, Irati, Castro, Reserva, Ivaí, Tibagi e Cruz Machado.
No ano passado, o Paraná produziu 11,239 milhões de toneladas de milho e teve a liderança, seguido de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso. Os municípios paranaenses que se destacaram nesta cultura foram Castro, Tibagi e Guarapuava. O Paraná também teve a liderança em trigo com a produção de 1,236 milhão toneladas e foi seguido de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Os municípios paranaenses com destaque nesta cultura foram Assis Chateaubriand, Tibagi, Mamborê, Céu Azul, Guarapuava, Luiziana, Palotina, Cambé, Rolândia, Coronel Vivida, Castro, Londrina, Toledo e Roncador.
O Paraná produziu 9,362 milhões de toneladas de soja em 2006 e só perdeu para o Mato Grosso que ficou com 15,594 milhões de toneladas ou 29,7% do total nacional.
As frutas que têm maior participação no total do valor da produção são laranja (32,3%), banana (16,4%), uva (10%), maçã (5,4%) e abacaxi (5,2%). Em 2006, o Estado que mais participou no valor da produção das frutíferas foi São Paulo com 34,5% de participação, seguido de Bahia (12,4%), Rio Grande do Sul (9,7%) e Minas Gerais (6,4%). O Paraná ficou na oitava colocação com 3,4% de participação. Nesta área, os municípios paranaenses que tiveram maior participação foram Doutor Ulysses e Marialva.
Na produção de laranja, o líder é São Paulo com 79% de participação na produção nacional, seguido da Bahia (5,1%), Sergipe (4,2%), Minas Gerais (3,2%) e Paraná (2,3%). Em maçã, Santa Catarina lidera com 57,5% de participação e o Paraná fica na terceira posição com 4%. Em uva, o Rio Grande do Sul é o líder com 49,6% de participação e o Paraná aparece na quinta colocação com 7,6% e destaque para o município de Marialva. (A.B.)





