De 6 a 9 de maio de 2014 acontecerá, nas instalações do Senai-Londrina, a 10ª Feira Eletromecânica e Construção Civil (EletroMetalCon), com 70 expositores e expectativa de R$ 27,5 milhões em negócios. O pré-lançamento da feira ocorreu ontem, na superintendência da Caixa Econômica Federal, junto com o lançamento do 6° Prêmio Caixa de Inovação.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Londrina (Sindmetal), Sindicato da Indústria da Construção Civil Norte do Paraná (Sinduscon) e Senai, a 10ª EletroMetalCon projeta, oficialmente, crescimento de 5% nas comercializações em relação a 2013, quando foram fechados R$ 25,9 milhões em negócios. A expectativa é considerada tímida pelo vice-presidente do Sindmetal, Ary Sudan.
"Nosso setor ainda comporta um crescimento muito grande, por isso imagino aumento de 15% a 20% nos negócios". Segundo Sudan, a EletroMetalCon, em suas nove edições, beneficiou o setor como um todo, mas pequenas empresas em especial. "As pequenas empresas estão mais distantes da inovação. A feira as aproxima dos ofertantes dos produtos e a gente percebe que processos e equipamentos evoluem também".
O fato de unir dois setores distintos da economia é considerado um dos pontos de sucesso da feira pelo presidente do Sinduscon Norte/PR, Gerson Guariente Júnior. "Nós descobrimos que os grandes fornecedores da indústria de metal são os mesmos da construção civil e demos oportunidade para eles mostrarem seus produtos no mesmo momento. Também conseguimos que muitas indústrias de metalmecânica daqui produzissem itens que antes precisávamos importar", relata.

Prêmio
O superintendente regional da Caixa, Élcio de Lara, apresentou o 6° Prêmio Caixa de Projetos Inovadores com Aplicabilidade na Indústria Metalúrgica, Mecânica, Eletrônica, Materiais Elétricos e Construção Civil, voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o País. Os três melhores trabalhos serão expostos e julgados durante a 10ª EletroMetalCon.
"Convidamos 500 instituições de ensino do País para o prêmio, que objetiva incentivar a criatividade em benefício da nossa região", diz Lara. O superintendente destaca que, desde 2010, a Caixa vem aumentando seus investimentos na indústria e que a instituição pretende ser a principal fonte de recursos para investimentos do setor. "Devemos fechar o ano com 50% mais investimentos só na construção civil, o que também fomenta a geração de empregos e de renda".
O coordenador administrativo do Senai, Elias Roque, diz que a feira e o prêmio estão intimamente ligados com a missão do Senai de difundir tecnologia. "Acreditamos que podem sair muitas ideias interessantes desse evento".

mockup