Eletrobrás quita dívida de Furnas e assume Angra 1 e 2
PUBLICAÇÃO
sábado, 30 de dezembro de 2000
Agência Estado De São Paulo 
A Eletrobrás assumirá a comercialização da energia gerada pelas usinas termonucleares de Angra 1 e 2, retirando essa atribuição de Furnas. É o que consta de nota da Eletrobrás referente às negociações em andamento com a Administratora de Serviços do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (Asmae).
A reestruturação proporciona passo importante para a privatização de Furnas, ao eliminar das funções da companhia a comercialização da energia de empresas ligadas ao chamado setor de segurança nacional (as usinas nucleares) e solucionar as dívidas com o mercado.
Em contrapartida, passa a pertencer à Eletrobrás o produto da comercialização no mercado da energia excedente, produzida por Angra 1 e 2 de cerca de 400 MW/ano (médios). O mercado trabalhava em reunião do dia 15 com a possibilidade de que a Eletrobrás viesse a quitar as dívidas de Furnas de R$ 578 milhões em 24 parcelas, com juros de 1% ao mês. Em nova reunião, na quarta-feira, na sede da Asmae, a Eletrobrás decidiu propor um pagamento à vista (até o fim de janeiro), com desembolso efetivo de R$ 185 milhões.


