Curitiba A UEG Araucária está informando que vai recorrer à Justiça contra a falta de pagamento por parte da Copel, através de comunicado oficial a ser divulgado hoje na imprensa. A maior acionista da termelétrica, a norte-americana El Paso, em entendimento com a Petrobras, reclamam um pagamento atrasado no valor de R$ 69 milhões. A Copel já foi notificada desta decisão.

O rompimento do contrato implica em multas altíssimas, que obrigaria a Copel a comprar a UEG Araucária. O cálculo não foi definido. A termelétrica argumenta que a nova diretoria da estatal paranaense não apresentou propostas que permitisse a negociação entre as empresas. A nota da empresa argumenta que o projeto da usina foi reconhecido como de utilidade pública pela Assembléia Legislativa e defende a sua importância, ao garantir uma energia para a Copel, independente do regime de chuvas.

A UEG Araucária diz que quer a proteção do seu investimento e por isso quer ser ressarcida das indenizações previstas em contrato. A empresa reclama que coube aos acionistas a construção da usina e à Copel cabe a sua parte na compra de energia.

A Copel reclama, no entanto, que antecipou a integralização de sua cota no valor de US$ 60 milhões, a título de um empréstimo para cobrir a demora na liberação de um financiamento externo para construção da usina, que não veio.

mockup