Em live com o deputado federal Filipe Barros (PSL), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quarta-feira (16) que o edital de concessão do Aeroporto de Londrina será publicado nesta sexta-feira (18). O aeroporto faz parte do Bloco Sul, do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) do Governo Federal, que está na sexta rodada de concessões aeroportuárias.

Imagem ilustrativa da imagem Edital de concessão do Aeroporto de Londrina será lançado nesta sexta (18)
| Foto: Ricardo Chicarelli/03-04-19

A previsão é que o Aeroporto de Londrina receba R$ 300 milhões de investimentos em leilão marcado para o dia 26 de março.

"É mais uma rodada de concessão de aeroportos do nosso presidente Bolsonaro que vai leiloar mais de 50 tipos de estrutura ano que vem e um deles é o Aeroporto de Londrina que vai receber quase R$ 300 milhões de investimento", disse o ministro. "Serão uma série de melhorias em termos de pista, em termos de operação e de terminal de passageiros e com certeza nós vamos entregar para a sociedade de Londrina um equipamento à altura da cidade importante que é. Com certeza a gente vai melhorar muito o nível de serviço e interconectar a cidade de Londrina com outras cidades importantes do nosso Brasil, integrando ela definitivamente à nossa malha aeroviária."

Segundo Freitas, o certame marcado para o ano que vem será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo e a expectativa é que seja concorrido. "O Bloco Sul vai ser bastante movimentado, vai ter players de altíssimo nível disputando esses aeroportos."

Membro do Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, o presidente da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Fernando Moraes, comemorou o anúncio do ministro Tarcísio de Freitas.

"Esperávamos isso com bastante ansiedade. A gente entende que privatizando, o quanto antes, vamos ter um aeroporto com potencialidade muito maior. Logicamente, nesse ano de pandemia, sabemos que teve uma queda muito grande na procura por vôos, mas também sabemos que isso vai acabar, vai ter vacina e vamos voltar a ter procura por voos. E a gente sabe que Londrina precisa de um aeroporto melhor e dentro desse programa vamos ter melhorias. Se tivermos um aeroporto bom, a economia nossa melhora."

Para Moraes, o Aeroporto de Londrina tem potencial de se tornar um "hub logístico" forte se houver aliança entre a empresa vencedora do leilão, o poder público e a sociedade civil.