Recessão brutal e desemprego em níveis alarmantes. Para os economistas reunidos ontem no Conselho Federal de Economia, esse será o quadro do País no ano que vem, caso Fernando Henrique Cardoso seja reeleito. ‘‘Com esse modelo neoliberal teremos uma grande recessão’’, afirmou João Paulo de Almeida Magalhães, presidente do Instituto dos Economistas do Rio. ‘‘O desemprego aumentará ainda muito mais’’, acrescentou Reinaldo Gonçalves, vice- presidente do Conselho Regional de Economia.
Na avaliação desses economistas, as medidas anunciadas na terça-feira que, na prática, inibem as importações, são muito tímidas para contornar a crise em que o País se encontra.
‘‘Não tenho dúvidas de que teremos o Real 2’’, disse o economista Eduardo Callado. Ao comentar o pronunciamento do presidente, João Paulo de Almeida Magalhães afirmou que o governo está seguindo à risca o modelo do Fundo Monetário Internacional. ‘‘O governo quer acabar com o déficit público, atacando o déficit fiscal’’, constatou. ‘‘Para isso, terá que elevar impostos e diminuir despesas; medidas de caráter recessivo.’’ Luiz Carlos Prado, presidente do Conselho Federal.

mockup