Economista diz que é vantagem financiar
Curitiba Para aliviar o orçamento doméstico que sofre com a cobrança de impostos todo início de ano, alguns bancos comerciais abriram linhas de crédito para financiar o pagamento do IPVA, licenciamentos e multas à vista. Para o economista Sergio Hardy, vice-presidente do Conselho Regional de Economia de Curitiba, é mais vantagem pegar empréstimo em banco para conseguir o desconto de 15% concedido pelo governo do que parcelar o imposto cheio.
O banco Real está abrindo a linha pelo quinto ano consecutivo e está direcionado às pessoas físicas. O banco Santander abriu linhas específicas para pagamento do IPVA pelas pessoas jurídicas.
A taxa de juros do banco Real foi fixada em 3,70% ao mês para financiamentos no valor mínimo de R$ 200 e máximo de R$ 5 mil. O débito poderá ser parcelado em duas a 12 parcelas iguais e fixas. No Santander, as taxas dessa operação variam de 2,9% a 3,7%, de acordo com o prazo e condições de pagamento. O débito também poderá ser parcelado em até 12 vezes.
A operação se torna vantajosa para que o contribuinte possa se beneficar dos descontos concedidos pelo governo, disse o economista. No caso do IPVA, o contribuinte tem um desconto de 15% para pagamento em fevereiro e 5% para pagamento em março. Se o contribuinte não tiver capacidade de pagamento para conseguir esses descontos, as taxas oferecidas pelos bancos estão mais atraentes em relação ao parcelamento com o imposto cheio, observou.
''E mais atraentes ainda se forem consideradas as taxas do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e do cheque especial que são bem mais elevadas'', comparou Hardy.





