Imagem ilustrativa da imagem Economista da OCDE na França irá ministrar aula magna na UEM
| Foto: Divulgação/UEM

O curso de Ciências Econômicas da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o mais antigo da instituição, está completando em 2021 os 60 anos de suas atividades. Até março de 2022 há uma programação inteiramente gratuita para comemorar o Jubileu de Diamante, sob organização do DCO (Departamento de Economia).

A abertura será com aula magna na terça-feira (20), ministrada por Joaquim José Martins Guilhoto, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), na França. A aula será on-line, a partir das 14h neste link. O economista brasileiro Guilhoto irá abordar o assunto “Modelos insumo-produto: cadeias globais de valor”.

Com doutorado e pós-doutorado na área econômica, o convidado já foi docente da USP (Universidade de São Paulo), e professor visitante no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), na Universidade de Illinois (EUA), na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Paris Dauphine (França). Ele possui mais de 300 trabalhos publicados nacional e internacionalmente em sua área de pesquisa.

Na aula magna, Guilhoto abordará a base de dados Inter-Country Input-Output da OCDE e os indicadores de comércio. Também fará análise das mudanças no sistema de produção internacional, dos impactos das cadeias globais de valor sobre o emprego e o meio ambiente, bem como trará informações sobre emissões de dióxido de carbono (CO2) incorporadas na produção, no consumo doméstico e no comércio internacional. Toda a comunidade acadêmica e externa à UEM pode participar.

De acordo com a Comissão Organizadora do Jubileu de Diamante, a comemoração recebe o tema O Semeador, “pois já são 60 anos de milhares de sementes lançadas”. De 1964 (primeira formatura) até agora, 2.426 cientistas econômicos foram formados pela UEM. “Foi uma grande conquista para Maringá ter um curso de graduação tão cedo, somente 14 anos após a fundação oficial da cidade. Já mostrava que a educação e a ciência seriam alguns dos principais alicerces sobre os quais a cidade seria edificada”, informa a comissão organizadora, presidida pelo professor Jaime Graciano Trintin, também coordenador da graduação em Ciências Econômicas da UEM.

60 anos das Ciências Econômicas

Para receber os primeiros alunos em 1961, o curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM passou por trâmites burocráticos: foi autorizado a funcionar em 1960 e, antes disso, criado junto à Fecem (Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá) por meio da Lei Estadual do Paraná 4.070/59. A Fecem foi reconhecida em 1967 pelo Decreto Federal 61.584.

A UEM oferece esta graduação nos períodos integral e noturno, tendo atualmente 521 estudantes matriculados, 36 professores e três técnicos administrativos. Por meio do DCO, que é uma espécie de “substituto” da extinta Fecem, em 1993 foi criado o mestrado e em 2007 o doutorado, que hoje formam o PCE (Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas) da UEM, com 41 doutores e 272 mestres já formados.

Nos dias atuais, o bacharelado em Ciências Econômicas da UEM teve seu mais recente reconhecimento de curso renovado de 2017 a 2022 pelo Decreto Estadual 7.199 de 22 de junho de 2017.