Evento reuniu cerca de 200 pessoas, no recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga: palestrantes deixaram claro que hoje, economia criativa não é uma escolha, é imperativo
Evento reuniu cerca de 200 pessoas, no recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga: palestrantes deixaram claro que hoje, economia criativa não é uma escolha, é imperativo | Foto: Gina Mardones



"Na nova economia, o talento criativo humano passa a ser o ativo econômico. As atividades econômicas baseadas no talento criativo para gerar produtos e serviços diferenciados é que movem a engrenagem. Talento ninguém copia". Com base neste conceito, Ana Carla Fonseca, assessora para a ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o assunto, abriu na sexta-feira (21), a palestra magna do II Fórum Em Debate, seminário do Fórum Desenvolve Londrina, que teve como tema "Economia Criativa como Desenvolvimento Sustentável".

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, no recinto Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga e contou com outros dois palestrantes Cristina Maseda, secretária de Cultura de Paraty e Gustavo Pereira Vidigal, assessor especial em economia criativa na Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. O seminário foi mediado pela jornalista Christina Mattos. Maseda falou sobre "Paraty eleita Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco Creative Cities Network em 2017" e Gustavo Pereira Vidigal abordou o "Programa Território Criativo do Governo do Distrito Federal".

O preparo das cidades para essa nova realidade, consequência do impacto tecnológico iniciado nos anos 1990, fez parte das discussões do II Fórum Em Debates e passa pela conexão com o público, diversidade cultural, perspectiva de carreira, qualidade de vida, inovação, além de planejamento e governança compartilhada, que são fundamentais. O início do processo tem como base a busca dos atributos de cada centro urbano e, a partir daí, o trabalho desses atributos de forma contínua. Nas exposições, os palestrantes deixaram claro que hoje, economia criativa não é uma escolha, é imperativo.

O Fórum Desenvolve Londrina é formado por representantes de 36 instituições londrinenses. "Economia Criativa como Desenvolvimento Sustentável" é o tema do estudo da entidade em 2018, que deve publicar um caderno sobre o assunto em meados de dezembro.

mockup