'É uma questão de responsabilidade com a vida'
O aposentado José Arcílio Marcedo, 70, tem uma alimentação regulada, à base de produtos naturais, desde que passou por uma cirurgia vascular. Ele costuma sair de uma loja especializada, em Londrina, levando na sacola pão de linhaça, palitos de gergelim, amêndoas cruas e nozes pecãs. Além do cuidado com a saúde, Macedo alimenta outros hábitos saudáveis, como a separação do lixo reciclável. Na casa em que vive com a esposa, há duas lixeiras, onde os descartes são feitos "de maneira certinha". "Tenho essa preocupação há uns 20 anos e percebo que os brasileiros estão mais conscientes. É uma questão de responsabilidade com a vida, não tem outro jeito. Olha a agressão à natureza, esse calor terrível, é a natureza se vingando", opina o aposentado.
Macedo reconhece e busca o selo de reciclagem nas embalagens dos produtos que consome, no entanto, garante que descarta corretamente "mesmo aqueles que não têm selo".
Ele diz que só não consome produtos orgânicos com frequência em virtude dos altos preços, mas os considera uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável. "Tudo que a natureza produz é bom, mas depende de como é plantado, tratado e, principalmente, consumido", ressalta. (C.F.)





