|
  • Bitcoin 102.803
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

A ECONOMIA NOSSA DE CADA DIA

m de leitura Atualizado em 06/06/2022, 00:45

É na indústria que a tecnologia é materializada e cria valor

Inovemm 2022: evento em Londrina destaca a importância da indústria manufatureira na economia

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de junho de 2022

Marcos Rambalducci
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Nesta terça e quarta-feira (7 e 8) a Indústria Eletro Metalmecânica de Londrina se reúne em evento promovido pela Governança do setor, com realização do Sindimetal Norte e SEBRAE, e patrocinado por várias entidades, com destaque para o Sistema FIEP por meio do SENAI.

Intitulado de INOVEMM 2022, discutirá a importância deste segmento para a cidade, e formas de transferência e incorporação de tecnologias que permitam dinamizar nossa indústria.

Pontuei este evento para ressaltar a importância da indústria manufatureira para qualquer economia, e mostrar por que e como ela cria valor.

Valor agregado ...

Criar valor significa juntar uma quantidade de insumos de maneira a fazer com que o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto resultante seja maior que os custos pagos pelos insumos utilizados na sua produção.

... é percebido pelo mercado ...

Quanto maior a distância entre o que se gasta para produzir e o preço que o mercado está disposto a pagar pelo produto, maior é o valor agregado no processo.

..., mas construído na produção...

Disso resulta duas formas de aumentar o valor agregado – a) ofertar um produto que o consumidor esteja disposto a pagar mais por ele ou, b) reduzir os custos para sua produção.

... pela incorporação tecnológica.

Ambas agregam valor na medida que aumentam a distância entre preço dos insumos e o preço de venda. Além disso tem mais uma coisa em comum – ambas são consequência da incorporação de tecnologia no processo produtivo.

Peculiar na indústria ...

A agregação de valor se dá tanto na agricultura, quanto em serviços ou no comercio, mas é na indústria que este processo é mais acentuado. É no processo de transformação de um punhado de coisas em outra coisa que é possível incorporar e materializar a tecnologia.

... que vai ganhando dinamismo ...

Por ter este entendimento é que defendo enfaticamente que Londrina precisa de políticas efetivas de industrialização. É necessário fortalecer a participação da indústria na composição do PIB de Londrina.

... com a união de forças ...

Mais que nunca tenho visto a formação de uma tríplice hélice a impulsionar este movimento. O setor público tem atuado no sentido de tirar do papel, uma série de projetos voltados a atrair empresas de base tecnológica para nossa cidade.

... o que já acontece...

Aponto três delas, por serem mais visíveis: o Tecnocentro, inaugurado a 2 semanas, a Cidade Industrial em fase de implantação e um Parque Tecnológico ainda a ser anunciado, que mudará definitivamente a cara de Londrina.

... contando com a academia ...

A outra pá desta hélice são as universidades. É lá que se desenvolve tecnologia a ser incorporada no processo de manufatura.

... e um excelente evento de divulgação.

Estas três forças estarão reunidas no Inovemm 2022, mostrando como podem efetivamente apoiar, desenvolver e transferir saberes para este setor produtivo.

Marcos J. G. Rambalducci - Economista, é Professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras.

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas acessando: https://inovemm.com.br/

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link