O Sebrae inaugurou nesta semana duas unidades da Sala do Empreendedor no Norte Pioneiro, uma em São José da Boa Vista e outra em Figueira. Os espaços são destinados à execução de soluções que incentivam a formalização de novos negócios nos municípios atendidos.

Imagem ilustrativa da imagem Duas cidades do Norte Pioneiro ganham Sala do Empreendedor
| Foto: Fomento Paraná/Divulgação

Em São José da Boa Vista, município de 6,1 mil habitantes, no vale do rio Itararé, na divisa com São Paulo, a sala para atendimento gratuito a microempreendedores individuais (MEI), microempresas, produtores rurais e pessoas que desejam empreender foi inaugurada na terça-feira (15). A Sala vai funcionar na rua Leopoldo José Barbosa, 193, centro, e será aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.

O espaço, fruto de parceria entre Prefeitura de São José da Boa Vista e Sebrae Paraná, tem como objetivo incentivar a formalização de negócios que se enquadrem na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, assim como facilitar a abertura de novas empresas, e oferecer orientações, cursos, oficinas e consultorias gratuitas em diversas áreas, como planejamento, plano de negócios, finanças, marketing de vendas e digital.

O secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio de São José da Boa Vista, Vagner Gravena, destaca que a inauguração da Sala do Empreendedor atende uma demanda dos pequenos empresários da cidade. “Com o funcionamento do espaço, esperamos dar todo o suporte que os empreendedores precisarem para tocar seus negócios sem a necessidade de se deslocar para outros municípios”, afirma. A expectativa é que esse apoio renda bons frutos para a economia local, por meio da geração de renda e qualidade de vida para a população.

A consultora do Sebrae Paraná, Camila Eduarda dos Santos, explica que a Sala é um importante canal de atendimento dos pequenos negócios e, além de oferecer as soluções presenciais e digitais do Sebrae, também ofertará, em breve, acesso a crédito, por meio de um agente especializado da Fomento Paraná. “Por meio desse canal, a nossa expectativa é aumentar o número de MEI e, com isso, a geração de emprego e renda para o município”, projeta.

Figueira

Em Figueira, município de 7,6 mil habitantes na microrregião de Ibaiti, a sala foi inaugurada, na segunda-feira (14). O espaço, fruto de parceria entre a Prefeitura de Figueira e Sebrae Paraná, vai funcionar na rua Dr. Zoilo Meira Simões, 410, centro da cidade. O atendimento gratuito é voltado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e produtores rurais do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 13h às 17h.

LEIA TAMBÉM:
- MEI-Caminhoneiro e aposentadoria: prejuízos à categoria

- Pagamento da 2ª parcela do IPVA 2022 começa nesta quinta

O prefeito de Figueira, José Carlos Contiero, destaca que a Sala oferecerá um importante apoio aos empreendedores da cidade, por meio do acesso às soluções do Sebrae Paraná e, em breve, de financiamento pela Fomento Paraná. Um agente de crédito já está sendo capacitado para oferecer o serviço no mesmo espaço. “São serviços muito importantes para os pequenos negócios, especialmente diante das dificuldades da pandemia”, aponta.

Camila Eduarda dos Santos explica que o atendimento já está disponível para a população e que a programação de capacitações começa a partir de março. “São palestras, oficinas, cursos, seminários, rodadas de negócios, além de consultorias online nos mais diversos temas, como planejamento, plano de negócios, finanças, marketing de vendas e marketing digital”, cita. (Com informações da Agência Sebrae de Notícias)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.