Dólar sobe
Dow Jones desce

Tecnologia, energia e varejo pressionam bolsas nos EUA
As bolsas de Nova York fecharam em queda em jornada marcada pelo fraco apetite por risco entre investidores. Como no pregão anterior, o setor de tecnologia seguiu pressionado, mas a forte queda do petróleo penalizou papéis do setor de energia, enquanto os do varejo também tiveram baixas consideráveis, na esteira de notícias negativas da Target. Além disso, a cautela com as tensões comerciais entre EUA e China e os riscos para o crescimento global continuaram a ser considerados. O índice Dow Jones fechou em queda de 2,21%, em 24.465,64 pontos, o Nasdaq recuou 1,70%, para 6.908,82 pontos, e o S&P 500 teve baixa de 1,82%, a 2.641,89 pontos.

Queda no setor de tecnologia se espalham para outros setores
A fraqueza do setor de tecnologia vista no dia anterior se disseminou por outros setores. Apple registrou baixa de 4,79%, após na segunda-feira (19) perder quase 4% graças a uma reportagem do Wall Street Journal que falava em cortes na produção de iPhone. Ainda no setor, Microsoft teve baixa de 2,78% e Netflix cedeu 1,34%. No varejo, Target recuou 10,53%, após informar que enfrentará mais custos com sua cadeia de fornecedores e os salários de seus funcionários. Ações do setor de energia tiveram dia de queda de mais de 6% nos contratos de petróleo, diante do dólar valorizado, do menor apetite por risco e de notícias geopolíticas. A ação da Exxon teve queda de 2,89% e a ConocoPhillips recuou 3,69%.

Dólar sobe ante pares e emergentes com aversão a risco
O cenário de cautela prevaleceu mais uma vez e provocou movimento de aversão a risco. Com os investidores preferindo ativos mais seguros, como Treasuries, o mercado de câmbio viu o dólar se valorizar em relação a moedas emergentes ligadas a commodities, mas também diante de outras moedas consideradas ainda mais fortes, como o iene. No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 112,68 ienes e a 1,1371 euros. Na comparação com divisas emergentes, a moeda americana avançava a 20,4177 pesos mexicanos e a 36,1818 pesos argentinos. A alta do dólar aconteceu em meio a um novo tombo das bolsas de Nova York e do petróleo.

Bolsas da Europa seguem mau humor mundial e fecham em queda
As bolsas europeias fecharam em baixa, estendendo a última onda de vendas no mercado acionário global intensificada pela perda do setor de tecnologia em Wall Street. O índice Stoxx 600 terminou em queda de 1,14%. A Bolsa de Londres terminou em queda de 0,76%, aos 6.947,92 pontos; Paris recuou 1,21%, aos 4.924,89 pontos; e Frankfurt perdeu 1,58%, aos 11.066,41 pontos. Já a Bolsa de Milão teve baixa de 1,87%, aos 18.471,38 pontos; Madri caiu 1,55%, aos 8 866,50 pontos e Lisboa retraiu 1,51%, aos 4.829,53 pontos. Entre as maiores quedas, as ações da mineradora Antofagasta caíram 2,29% em Londres. Em Milão, o banco Unicredit recuou 2,81%.

mockup