Dólar lidera ranking dos investimentos rentáveis
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Mariana Segala<br>Agência Estado 
São Paulo - Patinho feio entre os investimentos desde fins de 2002, quando começou a cair sem parar, o dólar liderou o ranking de rentabilidade entre as aplicações financeiras de agosto. A moeda norte-americana subiu 4,55%, na esteira de um movimento internacional de recuperação. Desde meados de julho a cotação do dólar frente a outras moedas vem subindo, influenciada por uma visão mais otimista frente à economia dos Estados Unidos e mais pessimista diante de outras, como as de alguns países europeus.
O bom resultado de agosto fez o dólar saltar do último para o sexto lugar entre as rentabilidades acumuladas neste ano, de acordo com ranking elaborado pelo administrador de investimentos Fábio Colombo. A moeda americana ultrapassou o euro, o ouro e o Índice Bovespa, principal índice de ações da Bolsa de Valores de São Paulo. Mas a melhora não é sinônimo de boa notícia para quem investiu, pois o dólar ainda sofre com as perdas de 8% desde janeiro.
''O dólar teve um ótimo resultado no mês'', reforça Colombo. ''É uma opção para diversificação de portfólio, como uma forma de seguro, para investidores com perfil conservador e moderado e visão de longo prazo'', sugere.
Para os pequenos investidores, no entanto, as opiniões divergem. ''Não recomendo que pessoas físicas invistam em dólar, seja por meio de fundos cambiais ou comprando a moeda em espécie'', opina o professor de finanças William Eid Júnior, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele aconselha a aplicação, em último caso, apenas para quem tenha, por exemplo, dívidas para quitar na moeda norte-americana no futuro. ''É só uma alternativa de proteção. Trabalhar com moedas exige um conhecimento técnico muito superior que o necessário para fazer outros investimentos.''


