Dólar foi opção mais rentável no mês de agosto
Agência Estado
De São Paulo
O dólar, comercial e paralelo, voltou a liderar a lista dos investimentos mais rentáveis em agosto: o comercial valorizou-se 6,61% e o paralelo pouco menos, 6,50%. Em julho, o dólar também fechou o mês na ponta, com um avanço de 2,74% do comercial e de 2,48% do paralelo. Em dois meses, o comercial subiu 9,53% e o paralelo 9,14%.
O ouro tirou proveito da aceleração do dólar em agosto e garantiu o terceiro lugar em agosto, com uma rentabilidade de 5%. A valorização de dólar e ouro abriu ampla vantagem sobre a inflação de 1,56%, calculada pelo Índice Geral de Preços (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
As demais aplicações, todas as remuneradas por taxas de juros e as ações, perderam da inflação, embora a remuneração de algumas, como fundos e CDBs para grandes valores, tenha assegurado estreita margem positiva se comparada com a inflação apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), estimado ainda entre 1% e 1,2% em agosto.
A liderança na renda fixa no mês passado ficou com o CDB para valores elevados, em geral acima de R$ 100 mil, com 1,33%, seguido dos fundos DI, com 1,23%, e dos fundos de renda fixa, com 1,13%. A Bolsa de São Paulo fechou o mês de agosto com alta, embora tímida: apenas 1,18%.





