On­de guar­dar tan­to pa­pel? Quan­to tem­po os do­cu­men­tos pre­ci­sam per­ma­ne­cer no ar­qui­vo? ­Quais os cui­da­dos ne­ces­sá­rios pa­ra man­tê-los em bom es­ta­do? Pa­ra se ver li­vre des­sas dú­vi­das, as em­pre­sas es­tão re­cor­ren­do a pro­fis­sio­nais de ciên­cia da in­for­ma­ção.
  Ape­sar do avan­ço tec­no­ló­gi­co que per­mi­te a di­gi­ta­li­za­ção ca­da vez ­mais rá­pi­da e se­gu­ra de do­cu­men­tos, nem tu­do po­de ser jo­ga­do fo­ra. Em al­guns ca­sos, até po­de, mas as em­pre­sas re­ceiam per­dê-los no for­ma­to fí­si­co, prin­ci­pal­men­te quan­do se tra­ta de in­for­ma­ções so­bre ex-fun­cio­ná­rios e que po­dem ser so­li­ci­ta­dos se hou­ver uma de­man­da ju­di­cial.
  Em Lon­dri­na, o Gru­po Se­tra­ta, que ter­cei­ri­za fo­lhas de pa­ga­men­to de 15 em­pre­sas em to­do o ­País, já dis­põe de um enor­me ar­qui­vo on­de aco­lhe to­da a do­cu­men­ta­ção dos tra­ba­lha­do­res de­mi­ti­dos pe­los clien­tes. Per­ce­ben­do um ni­cho de mer­ca­do, aca­ba de ­criar uma em­pre­sa es­pe­cí­fi­ca pa­ra ofe­re­cer ar­qui­vos ter­cei­ri­za­dos: a Arq­jus.
  Se­gun­do Jo­sia­ne, atual­men­te são cer­ca de ­duas mil cai­xas de pa­pe­lão com 30 pron­tuá­rios ca­da, al­go em tor­no de 2,4 mi­lhões de fo­lhas de pa­pel.
  Pa­ra man­tê-las em bom es­ta­do, ­elas so­frem um pro­ces­so de hi­gie­ni­za­ção e de re­ti­ra­da de ­clips ou gram­pos. De­pois, são co­la­das em sa­cos plás­ti­cos, an­tes de ­irem pa­ra as cai­xas. Os do­cu­men­tos são in­de­xa­dos por ­meio de um soft­wa­re es­pe­cí­fi­co e, se­gun­do a ar­qui­vis­ta, são fa­cil­men­te res­ga­ta­dos ca­so ne­ces­sá­rio. To­do o pro­ces­so, de acor­do com ela, se­gue pa­râ­me­tros da ISO 9000.
  O cor­re­tor de se­gu­ros Sér­gio Shi­mo­mu­ra é adep­to do sis­te­ma e es­tá di­gi­ta­li­zan­do apó­li­ces des­de 2009.

● Estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento

● Profissional que organiza, reúne, preserva, controla e fornece acesso à informação registrada de uma organização ou empresa

mockup