O fim de ano é época de gratidão e de renovação das esperanças. Depois de uma Páscoa conturbada, bem no início da pandemia, os empreendedores do segmento de doces se prepara para um Natal com venda dos produtos como uma forma de agradecer e demonstrar carinho pelas pessoas queridas, mesmo com reuniões mais limitadas e distanciamento social.

Uma das opções mais tradicionais nessa época do ano são os panetones e os chocotones. "As pessoas não vão poder reunir com pessoas não fazem parte do dia a dia da casa, mas vão acabar levando uma lembrancinha para um amigo ou parente que não vão poder visitar", afirma Liciana Pedroso, consultora do Sebrae/PR. "O alimento é sempre um bom presente porque todo mundo gosta de comer. Às vezes tem uns que gostam mais, outros que gostam menos, mas na casa sempre vai ter alguém que goste."

Imagem ilustrativa da imagem Doces são opção de presente para o Natal
| Foto: Divulgação

Os produtos artesanais dão um toque especial ao presente. Fernanda De Pauli, que faz doces 100% artesanais para venda em sua loja ou para entrega, investiu em embalagens com estampa personalizada, criada exclusivamente para a loja, e produtos diferentes para aqueles que querem fugir do tradicional nesta data.

“A gente não tem amigo oculto, grandes reuniões, mas as pessoas não vão deixar de comemorar e de lembrar que é Natal”, ela comenta. Além de presentear família e amigos, as pessoas também adquiriram o hábito de presentear seus médicos. “As pessoas têm resgatado o ato de presentear, agradecer. Nunca vendi tanto presente para pacientes em gratidão aos médicos.”

Além dos chocotones, De Pauli apostou em uma receita de família: o bolo de reis, que leva frutas cristalizadas embebidas em conhaque com castanhas nobres. “É uma receita da sogra, isso que a torna diferente. A massa é amanteigada, bem úmida. O segredo dele é que quanto mais o tempo passa, mais gostoso ele fica.”

As ginger breads, famosas bolachinhas de gengibre, são pintadas à mão pela própria doceira e já se esgotaram antes mesmo do Natal. O gelato artesanal, sorvete à base de creme de leite, agora tem o gosto natalino. Chocotone e ginger bread são os novos sabores lançados para a data.

APRESENTAÇÃO

As datas comemorativas sempre são uma oportunidade de vender mais, mas em época de pandemia, é importante usar estratégias para atingir o cliente no ambiente digital. "Como é que as pessoas que trabalham com chocolate, bolos, panetones, vão fazer que as pessoas saibam que produtos estão vendendo? Isso que é importante pensar", pondera Liciana Pedroso, do Sebrae/PR.

Usar o Facebook, o Instagram e o boca a boca são estratégias essenciais para este fim de ano, diz a consultora. "Pedir que as pessoas divulguem seus produtos, fazer degustação. Se tem uma amiga que trabalha em uma empresa, mandar cartões de visita com o endereço das mídias digitais. É importante que se tenha alguma forma de ser encontrado."

Cuidar da apresentação do produto e da embalagem também é importante. "O produto tem que ser bom, mas tem que parecer ser bom também. Se não está bem embalado, com capricho, a pessoa acaba não comprando." Na hora de tirar foto, capriche no visual. "Não precisa contratar profissional, mas colocar em um lugar iluminado, limpo, arrumado. São detalhes que fazem diferença", finaliza Pedroso.