A FOLHA e a Rádio CBN promovem na tarde desta quinta-feira (14) o Fórum Empresarial Metrópole Norte, que visa discutir o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável da Metrópole Paraná Norte. O evento contará com a palestra "O desenvolvimento das regiões metropolitanas", apresentada pelo diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raise, doutor em economia pela Universidade de Kiel, na Alemanha.

O plano, que deverá ficar pronto em abril de 2019, foi contratado pelo governo do Estado e está sendo elaborado pelas empresas Cobrape e Urbtec. Segundo o coordenador executivo Claudio Kruger, o objetivo do trabalho é traçar diretrizes e definir ações estratégicas para o desenvolvimento do Norte do Estado, composto por três regiões metropolitanas: de Londrina, Apucarana e Maringá.

Além dos três municípios principais, fazem parte da região Arapongas, Cambé, Cambira, Ibiporã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Paiçandu, Rolândia e Sarandi. Nos 15 municípios, vivem cerca de 1,5 milhão de habitantes.

Kruger explica que o trabalho é feito em cinco etapas: elaboração do plano de trabalho – já realizada; contextualização da região; construção de cenários e visão de futuro; elaboração do plano de ação; e conferência regional. "Em cada etapa, serão realizadas oficinas temáticas e audiências públicas envolvendo todos os municípios", conta.

Nas oficinas, serão eleitos representantes das cidades que vão acompanhar toda a elaboração do plano. "As contribuições serão compiladas e apresentadas na conferência final", afirma o coordenador.

O Fórum desta quinta-feira tem início às 14h30, no Hotel Blue Tree Premium, na JK 1.356. A entrada é franca. Após a palestra com Martin Raiser, haverá um debate mediado pela diretora de jornalismo da CBN/Londrina, Raquel Rodrigues, do qual vão participar Cláudio Kruger, a coordenadora do Plano pelo governo do Estado, Sônia Maria dos Santos, o deputado federal Alex Canziani, e a representante da Cobrep/Urbtec, Tami Szuchaman.

O Fórum também será realizado nesta quinta-feira à noite, em Arapongas, e na sexta-feira pela manhã, em Maringá.